sábado, 20 de setembro de 2014

Alemanha 1 - Dia 11: Colônia

Amigo leitor, no ritmo de 1 postagem a cada 2,5 dias vai ser difícil terminar os relatos junto da viagem. Estou fazendo meu melhor, mas tem locais em que a internet é horrível (como ontem, em Saarland). Espero que você não percam a paciência comigo. Kolner Dom era um dos passeios que eu mais esperei para ver. Já sabia que a Catedral de Colônia é uma espécie de Godzilla das catedrais, então eu queria muito vê-la pela imponência e exagero. Talvez por ter tido choques maiores na Inglaterra, o impacto não foi tanto mas, de fato, ela merece sim a visita. E como merece.
Depois de subir os 509 degraus da torre sul e ver como é a intrigante cidade, visitamos os tesouros da catedral e finalmente por dentro. Acabam sendo 3 passeios em um local. A visita guiada foi apenas no dia seguinte pois, sem maiores explicações, cancelaram a das 14h30 do dia em que chegamos. Mas já aproveito e relato tudo de uma vez.
Exagero é a palavra de ordem aqui. Grande, forte, firme. Já vi mais belas e mais detalhadas, mas não mais sólidas do que esta. Se o objetivo era oprimir pelas dimensões, deu certo. O visitante se sente engolido por um monstro tão grande que ele sequer se dá ao trabalho de mastigar. As partes laterais, onde outras catedrais tem partes mais baixas ou capelas internas, ainda fazem parte do principal. Quando reparei que não havia Bíblias para os visitantes, completei:
- Para que Bíblias impressas se você pode ter janelas ?
São tantas que deve ter centenas de passagens nos vitrais. É sem noção, usando linguagem corrente.


(foto: um humano de braços abertos mostra o tamanho das colunas)

O mais belo dos vitrais está fotografado abaixo, e é chamado sem injustiça de sinfonia de luz. Feito em 2007, contém diversas simetrias internas, que deixo para o leitor pesquisar. Fabuloso.

(foto: o mais belo dos vitrais, do lado Sul)

Na parte interna, há um relicário de ouro pesando uns 300 Kg contendo, não mais e nem menos, os crânios e partes do torax dos 3 reis magos (cof, cof.). Modéstia não passou por aqui mesmo. O tal relicário fica em uma sala exposta e sem acesso, vigiada 24 horas por dia. 
Ao fundo, há capelas e homenagens a santos. Uma delas tem uma cruz feita no ano 970 na qual Jesus não tem um dos dedões, tamanha quantidade de gente que já tocou nele e acabou por desgastar. 
Enfim, mamute. 
O Röman-Germanisches Museum foi uma gratíssima surpresa. Não que coisas romanas não sejam bosa de ver, mas é justamente esse meu ponto: aqui na Europa é relativamente fácil. E quando se acha algo acima da média, melhor mencionar. 
O local tem alguns mosaicos deslumbrantes, tanto pela qualidade quanto pelo estado de preservação. Como era uma região rica, os artistas dispunhas de muitas variações de cores para trabalhar, e os resultados eram lindíssimo.


(foto: mosaico em vista superior)

Além dos mosaicos, a vidraçaria é imponente, assim como jóias, moedas e bustos de mármore. Ainda tem armas, utensílios e uma interessantíssima passagem arqueológica que vem desde a Idade da Pedra Lascada. Vale demais o passeio. E valeu demais o dia.





Nenhum comentário:

Postar um comentário