domingo, 11 de outubro de 2015

Hawaii - Hawaii - Dia 9: Mergulho e White Sands Beach

A dureza de ser pobre é ter que economizar em tudo. Então estou fazendo uma viagem que não é da minha liga aqui. Isso se reflete em coisas aparentemente simples, mas que aparecem na fatura eventualmente... Voltar de Kona para o hotel em Hilo é o caso.
Kona fica na margem oeste da ilha e Hilo fica no nordeste. A estrada mais curta (190 / 2000) dá 77 milhas e leva 1h35. Mas esta rota só é permitida na ida, pois ela passa pela base do Mauna Kea, a 2000m de altitude. A volta, para evitar doença descompressiva, deve ser feita pela rota norte (estrada 19), com 109 milhas e 2h30, em parte devido a obras no local. E não podemos parar na parte de altitude, pois ficamos um trecho acima de 2500 pés de altitude. Sacou, amigo leitor?
Ao chegarmos, Luciana resolveu testar seus protetores de ouvido para dormir. Estava com medo de entrar insetos. Válido, mas não quis fazer o mesmo. O drama é que isso zoou a conversa. Eventualmente, fiz um teste com algumas palavras e o resultado foi bastante peculiar. Em vermelho, as palavras que ela ouviu e em azul as que ela não ouviu:
sapato
jogo
liquidação
corrida
compras
sarong
arrumar
louça
maquiagem
notebook
Bastante elucidativo.
Acordamos novamente às 4h30 e pegamos a estrada. Chegamos no barco, com o capitão no recebendo como na véspera:
- Bom dia, eu sou capitão Jeff. Mas se algo der errado, meu nome é Capitão Steve.
Um barato, ele.
  • Turtle Heaven (Log #17)
O primeiro mergulho, em Turtle Haeven, não teve tartarugas. Mas teve golfinhos! A turma nos acompanhou desde a saída do barco e por todo o trajeto. E já mergulhamos sabendo que eles estavam por lá.
Que belo animal a natureza criou mesmo. Linhas suaves, cores constantes, mas indivíduos diferentes. Os mais jovens saltam o tempo todo para respeirar, fazendo acrobacias. Em nosso antropocentrismo, parecem brincar. Pode ser verdade, e isso me traz lembranças de visitas ao Seaworld, onde os vi fazendo exatamente a mesma coisa.
Não era só. Minha capacidade de observação melhorou. Achei uma moreia de boca branca, minha primeira. Tornei-me especialista em pepinos do mar, vendo vários, e nem gosto de pepino tanto assim... Os saddle wassle continavam a aparecer, agora um pouco menores que antes. Também toda sorte de butterflyfishes, especialmente os de lista azul, todo amarelo e listas brancas. Ainda achei 2 trombetas, sendo um laranja e um prateado.
  • Freezing Face (Log #18)
É um nome teórico de local, pois o rosto só congela para quem entra na parte de cavernas e encontra a água doce e fria vindo da ilha. O boxfish foi o primeiro destaque: ele tem a cabeça grande e quadrada, com linhas bem angulares e definidas. Aqui havia mais trompetas e cornetas (que ainda não sei diferenciar nem como peixe nem como instrumento musical). 
Tudo se encaminhava para um mergulho "apenas" muito bom quando encontramos um tubarão cinza, de cerca de 1m a 1m20. Apressado, parecia faminto ou, pelo menos, agitado. Não veio perto de nós e nós respeitamos uma distância sábia. Numas: ele nadava rápido pacas e alcançaria qualquer um que quisesse. Mantive minhas mãos no lastro para uma subida de emergência, mas não foi preciso.

À tarde, fomos para a White Sands Beach, praia ao sul de Kona famosa pelas areias brancas mágicas e ótimo logal para nadar. A principal característica mágica da areia é grudar no seu corpo. Fora isso, a tal praia mágica tem menos de 100m de comprimento, areia de coloração absoltamente comum para nossos padrões e nada de mais a ser observado (mulheres de bundas pequenas e biquinis grandes, desafiando a lógica).
Ok, tem boa estrutura: estacionamento, banheiro, salva vidas residente e duchas. Mas nada de mais mesmo. Eu consigo listar 10 praias melhores a 100km da minha casa. Nenhuma dessas 10 seriam as 10 melhores de São Paulo. Talvez uma das 10 melhores de São Paulo seja uma das 10 melhores do Brasil. Muito fraco.

Almojantamos no Da Poke Shack, uma maluquice que mistura sushi, ceviche e tempero mexicano. Excepcionalmente bom. E mais 2h30 de estrada para o hotel.

Nenhum comentário:

Postar um comentário