segunda-feira, 17 de outubro de 2016

Estava tudo bem.

Estava tudo bem.
Morávamos na Europa, em clima temperado bem ameno, em parte por causa da latitude baixa, em parte por causa da Corrente do Golfo. Estávamos na Europa, mas no extremo Oeste do continente, o que traria algumas vantagens excepcionais em determinados momentos. 
Estava tudo bem.
Eventualmente, faríamos parte da Zona do Euro teríamos nosso próprio jogador 3x eleito o melhor do mundo e ainda ganharíamos uma Eurocopa. Teríamos excelente vinho, azeite, bacalhau, nossa quota de castelos, mosteiros e praias. 
Estava tudo bem.
Admito, haveriam alguns percalços pelo caminho. Teríamos que nos submeter aos espanhóis por algumas décadas, mas depois nos livraríamos deles sem maiores problemas. Dois grandes terremotos (1531 e 1755) fariam seus estragos, mas qual grande capital do mundo nunca teve seus problemas? As duas grandes guerras chegariam preocupantemente perto, mas a verdade é que estaríamos desinteressantemente longe do centro do continente. Não serviríamos nem como desembarque para os ianques. Teríamos nossa própria ditadura no século XX, mas quem não? E ainda seríamos os europeus mais próximos da Disney!
Estava tudo bem...

Mas nããããããão... Alguém tinha que ter a ideia brilhante de colonizar os trópicos. 
A região estava ali, tão esquecida que nem constava nos mapas, mas nós tínhamos que ir até lá. E toca juntar barco, tripulação, tecido para vela e caixas de laranja para ir até os trópico tirar a parada dos índios.
E quando chegam aos trópicos, os índios vendem esta terra inteira, quente que nem o inferno, por 3 espelhos e um arcabuz sem munição, a gente ainda acha que fez um bom negócio. Sabe aquele apartamento de 40m2, 3 quartos, 1 vaga, ao lado da Cracolândia que está anunciando com um descontão? Esse mesmo.
Sim, somos o português da piada. Começa o verão 2017.

2 comentários:

  1. e mais: não existiria o PT!!!! Nem PSDB....
    Resumindo, não existiria Brasília e sua merda de Congresso.

    ResponderExcluir
  2. Existem vááááários lugares do mundo mais atrativos em termos de temperatura do que aqui.... O que te prende? Até hoje fico triste que meu avo quando fugia da Europa tenha economizado na passagem... Se não tivesse economizado teria ido para os EUA...

    ResponderExcluir