sexta-feira, 8 de junho de 2012

Atrasos no metrô

Lembro-me do meu amigo Pako fazendo um comentário sobre o metrô:
"- O problema do metrô é que transportamos pessoas. Se fossem 2,5 milhões(*) de sacas de batatas de 60 quilos por dia, a operação seria muito mais simples."
* - dados do momento do comentário. Hoje essa conta já passa de 4 milhões.
Não podia concordar mais. A maior parte dos problemas é causada por usários com alguma dificuldade de locomoção ou compreensão do funcionamento do sistema (1%), mau intencionados (1%) ou simplesmente folgados e donos da verdade e de seus direitos (98%). Sabem aquele sujeito que entra correndo pela plataforma e segura a porta que está fechando para não perder o trem ? O típíco "brasileiro espertinho"...
Já há alguns eu propus uma solução simples. Abaixo uma foto que encontrei tirada de dentro de um vagão da linha 2 para ilustrar como são as portas hoje.


A seta vermelha destaca as borrachas que fazem a junção das portas quando fechadas. São flexíveis para ajustar o encaixe entre elas, o que não é mais uma característica necessária com a precisão mecânica hoje existente. A segunda função é proteger os usuários caso a porta se feche enquanto alguém está entrando ou saindo do vagão.
Minha ideia é trocar essas borrachas por lâminas afiadas de titânio. Durante uma ou duas semanas teríamos alguns acidentes, mas duvido que alguma pessoa realmente esperta fose vítima. A empresa paga as internações e indenizações que, em pouco tempo cairiam a zero. O investimento da troca de material somado a essas indenizações são largamente compensados pela economia operacional e aumento de capacidade do sistema com o fim dos atrados causados por usuários.
Que tal ?

Um comentário:

  1. Acho que não resolve não. A passarela por cima da avenida na frente do complexo de Heliópolis está lá para provar que tem gente muito burra...

    Na minha opinião esse problema é como o problem crônico dos "pedestres coitadinhos" que cometem trocentas violações ao código de trânsito e a culpa ainda é do motorista porque ele é quem está armado: só vai resolver quando começarem a MULTAR pedestre. E eu acho que só vai dar para multar pedestre mesmo quando pararem de frescura e implementarem a identificação por chip subcutâneo, como fazem com gado.

    Até porque muita gente de fato se comporta como gado...

    ResponderExcluir