terça-feira, 19 de junho de 2012

Nascar 102

Voltando à minha paixão esportiva do momento, falarei um pouco sobre pilotos e equipes.
Para os leitores acostumados à F1, é preciso dizer que as equipes da NASCAR são diferentes das da F1 em diversos aspectos e similares em outros. Comecemos pela similaridades.
Em ambos os casos são empresas com um comando central técnico e empresarial bem definido. O equipamento usado é o mesmo para todos os pilotos da mesma equipe, mas não que isso seja regulamentado: simplesmente não vale a pena manter 2 ou mais conjuntos de peças e regulagens. Embora isso não fique claro na F1, na NASCAR é muito fácil de perceber que cada piloto tem seus mecânicos, que inclusive usam macacões iguais aos seu nos pits. Enquanto na F1 existe a figura do "engenheiro do piloto", na NASCAR é o "chefe dos mecânicos", mas a função é essencialmente a mesma.
Por outro lado, os pilotos usam números fixos ao longo dos anos. O número "pertence" à equipe, que em caso de troca do piloto usa esse número com o novo contratado. É normal um piloto usar o mesmo número durante toda sua carreira. Jeff Gordon corre com o 24 desde 1994 e nada indica que isso vá mudar em breve, por exemplo. Os patrocínios são feitos tanto para o carro quanto para o piloto e junto aos prêmios pelos resultado constituem a maior fatia dos ganhos dos pilotos, ao contrário da F1 onde o que pesa mesmo é o salário. As equipes podem ter de 1 a 4 carros, enquanto na F1 são sempre 2. Embora os postulantes ao título corram a temporada toda, não há nada que impeça um contrato por 5 corridas, por resultados ou outros critérios que bem lhes convier; e a NASCAR não se mete nisso. As equipes negociam livremente equipamentos entre si, incluindo chassis, motores, bolhas e peças em geral. A única coisa que não se faz atualmente é uma equipe que usa motor de uma montadora trocar por outra no meio da temporada. Mas trocar a preparação para esse motor é corriqueiro.
  • Equipes
A equipe realmente grande da NASCAR é a Hendrick Motorsports (Chevrolet). Nos últimos 20 anos venceu 9 campeonatos e ainda forneceu equipamentos para outra equipe vencer 1. As outras equipes grandes, sempre disputando títulos e vitórias são: Joe Gibbs Racing (Toyota), Richard Childress Racing (Chevrolet) e Roush Fenway Racing (Ford). A Childress venceu 2 títulos dos últimos 20, mas já está a amargar uma seca desde 94. Joe Gibbs tem 3 campeonatos recentes enquanto Roush também tem 2. Juntas, elas tem 13 carros que tendem a dominar o Chase e só daí já começa o aperto, pois o Chase tem apenas 12 vagas.
As equipes médias da NASCAR são aquelas que eventualmente incomodam as grandes e vencem corridas. Não é incomum classificarem pilotos para o Chase. Mas ainda não têm a tradição e o peso do nome dos grandes, ou eventualmente perderam força com o passar das temporadas. As equipes médias são: Enhardt Ganassi Racing (Chevrolet), Michael Waltrip Racing (Toyota), Penske Racing (Dodge), Richard Petty Motorsports (Ford) e Stewart-Haas Racing (Chevrolet). Esta última, embora média, é a atual campeã.
Há ainda diversas equipes pequenas. que em nome da simplicidade não citarei. Mas estas correm com equipamento inferior e raramente obtém resultados expressivos.
  • Pilotos
Os pilotos, listados por equipes e seus números são (estatísticas válidas para 19/06/2012):

Hendrick (9 títulos)
5 - Kasey Kahne (13 vitórias)
24 - Jeff Gordon (4 títulos, 86 vitórias)
48 - Jimmie Johnson (5 títulos, 56 vitórias)
88 - Dale Enhardt Jr (19 vitórias, de longe o piloto mais popular, sendo ídolo de 7 entre cada 10 fãs)
Gibbs (3 títulos)
11 - Danny Hamlin (19 vitórias)
18 - Kyle Busch (24 vitórias)
20 - Joey Logano (2 vitórias)
Childress (6 títulos)
27 - Paul Menard (1 vitória)
29 - Kevin Harvick (18 vitórias)
31 - Jeff Burton (21 vitórias)
Roush (2 títulos)
16 - Greg Bifle (17 vitórias)
17 - Matt Kenseth (1 título, 22 vitórias)
99 - Carl Edwards (19 vitórias)
Ganassi
1 - Jamie McMurray (4 vitórias)
42 - Juan Pablo Montoya (2 vitórias)
Waltrip
15 - Clint Bower (5 vitórias)
55 - compartilhado entre Mark Martin (40 vitórias, veteraníssimo com 53 anos de idade), Michael Waltrip (4 vitórias) e Brian Vickers (2 vitórias)
56 - Martin Truex Jr. (1 vitória)
Penske
2 - Brad Kaselowski (6 vitórias)
22 - A. J. Almendinger
Petty
9 - Marcos Ambrose (1 vitória)
43 - Aric Almirola
Stewart
14 - Tony Stewart (3 títulos, 46 vitórias)
39 - Ryan Newman (16 vitórias)

Além desses, ainda podemos citar Kurt Busch (1 título e 24 vitórias) e Bobby Labonte (1 título, 21 vitórias), mas que atualmente vêm passando um momento ruim nas carreiras sem espaço em times com bom equipamento e o veteraníssimo Terry Labonte (2 títulos, 22 vitórias), em atividade desde 1978 (embora em apenas algumas provas desde 2005) e 55 anos de idade).
Amigo leitor, pode pegar o controle remoto e começar a ver. Divita-se !

Nenhum comentário:

Postar um comentário