sexta-feira, 11 de abril de 2014

O Segundo Sábado de cada Mês

Amigo leitor, se tem uma coisa que não me falta hoje, é oportunidade de jogar RPG. Fiz amigos dos melhores possíveis nesses anos que trabalhei e vivi o RPG. Tenho a melhor namorada do mundo, que além de jogar, fica cobrando jogos. Não fica melhor do que isso...
Mas nem sempre foi assim. Em um passado distante, eu jogava apenas uma campanha. E por motivos que realmente escapam à minha compreensão, a fase de jogar semanalmente (quando não duas vezes no mesma semana) começou a definhar. Ok, estava exagerado (mentira, não estava exagerado porra nenhuma), então aos poucos a frequência caiu para algo como uma vez ao mês. 
Quando começaram a acontecer os meses sem jogo, achei por bem tomar uma atitude. Fui checar o que estava acontecendo para tantas desmarcações. Eram vários erros, e alguns eu não pude lidar com. O principal era a regra interna de que só haveria jogo com a presença de todos. Isso significa que bastava um furo para detonar a data. 
Ciente disso, uma das moças, então namorada de um jogador, sabotava a campanha. Justiça seja feita, digo hoje que a culpa era totalmente dele. Ela apenas pedia a presença do cara exatamente no dia e horário do jogo. Ele era quem concordava em vez de contornar a situação.
Ainda assim, ela não era a única fonte de problemas, apenas a principal. Na realidade, não havia coordenação entre os compromisso. Foi quando eu tive a ideia de intitula este post
Chamei a todos e sugeri pessoalmente (esta história é tão antiga que antecede o email...) e sugeri que cada um de nós reservasse o segundo sábado de cada mês para o RPG. Peguei um calendário e mostrei a todos que nenhum feriado caía neles, o que não impediria viagens em finais de semana prolongados. O fenômeno nem é raro: observe o calendário de 2014 e você notará que o critério se aplicaria novamente (pode olhar, eu espero). 
No momento, houve urros de alegria. Fui tratado como gênio, por achar uma solução tão simples elegante para o problema. A partir de então, jogaríamos sempre no segundo sábado de cada mês como data fixa, e alguma outra data caso uma alinhamento zodiacal permitisse. 

Pois é.
Seis meses depois, havíamos jogado apenas 2 partidas. DUAS. Minha proposta de "jogar todo segundo sábado de cada mês, mais datas eventuais" de alguma forma foi distorcida para "jogar apenas no segundo sábado de cada mês, talvez". As quatro desmarcações foram: uma por motivo de doença de um jogador, um por motivo de viagem de um jogador e duas por compromissos de um jogador com a namorada (aquele), o mesmo jogador que viajou (com ela) em um sábado chuvoso e sem graça (perfeito para ficar em casa jogando RPG, portanto). 

Olhando para o ocorrido, foi uma grande lição de vida. A primeira coisa que aprendi é que antes de solucionar um problema, é preciso alinhar as intenções das pessoas envolvidas. É preciso ter certeza de que todos querem resolver o problema. No caso daquele jogador, ele queria o problema, pois era importante para ele em outro front
A segunda coisa que aprendi, é a deixar claro cada uma das propostas. Lembro de uma cena de negociação na série Deadwood na qual, feito o acordo, cada parte é obrigada a falar em voz alta os termos do acordo. Não tem mimimi desse jeito.
A terceira coisa que aprendi foi a como não lidar com pessoas que distorcem palavras. Por vezes, eu disse "poxa, mas não estava combinado?" e a resposta era algo como "puxa, mas é que...[desculpa esfarrapada]". Pessoas que distorcem palavras vão dar um jeito de escapar do que prometeram. É inerente a elas. Trago isso para minha vida profissional até hoje. Com esses casos, não adianta lembrar que a pessoa prometeu, é perda de tempo. É preciso se livrar da dependência dela. Naquele caso, eu deveria ter insistido em marcar os encontros sem o citado jogador-namorador-viajante. Se na hora ele não aparecesse, havia uma chance de quebra do paradigma de não se jogar sem uma ausência, ou ao menos ele carregaria a culpa do fracasso a posteriori.
A quarta coisa, que cronologicamente foi a primeira, era que eu precisava de novos e melhores amigos. Exatamente dos que tenho hoje.

Um comentário:

  1. Uma pessoa me disse uma vez que não precisamos mudar de amigos, precisamos mudar de círculo de relacionamentos. Não sei se é verdade, mas no meu caso, mudar quase por completo meu círculo próximo (mesmo que não por opção minha) me fez andar para a frente e hoje eu estou bem melhor.

    Ainda que minhas três campanhas de RPG estejam paradas mais por minha casa do que do resto do grupo. Ter que trabalhar quase todo sábaod faz isso.

    ResponderExcluir