sexta-feira, 4 de abril de 2014

Surpreendente

Passadas 6 das primeiras 26 corridas da fase de classificação da Nascar, tivemos 6 vencedores diferentes. Não sei o quão raro é isso, ainda não verifiquei. Mas se chegar a 7 neste final de semana, prometo uma estatística completa na semana que vem.
Mas qual a relevância disso?
Mais do que o aparente equilíbrio, é o regulamento. A partir deste ano, a classificação para o Chase é feita primeiramente pelo número de vitórias na fase de classificação. Vitórias valem mais do que pontos. Caso não haja 16 vencedores diferentes, a pontuação entre os não vencedores completará as 16 vagas.
Inicialmente, a impressão que se tinha era que bastaria vencer uma corrida para garantir uma vaga no Chase. Até critiquei isso, pois poderíamos ter pilotos desinteressados durante boa parte do campeonato. Matematicamente isso não é certo desde o início do campeonato, mas como o histórico não mostra tantos vencedores diferentes (também não chequei esse dado), os comentaristas, pilotos e equipes apostaram nisso. Seria muito difícil termos 17 vencedores diferentes em 26 provas.
Pois agora faltam 11 em 20. Embora pouco, a conta mudou sim. Dale Jr. Carl Edwards, Kevin Harvick, Brad Keselowsky e os irmãos Busch já venceram. Esperam-se vitórias de Jeff Gordon, Jimmy Johnson, Tony Stewart, Danny Hamlin e Matt Kenseth. Não seriam surpresas vitórias de Greg Bifle, Clint Bowyer, Joey Logano e Ryan Newmann. Isso totalizaria 15 vencedores e a conta fica apertada. Considerando-se que temos duas corridas em superovais e outras duas em circuitos mistos, que podem trazer vencedores de fora desse grupo, a pontuação, para surpresa até da Nascar, torna-se crítica novamente. É claro que alguns pilotos garantirão suas vagas matematicamente com a segunda vitória. Mas a luta fica aberta para os demais. 
Confesso que não esperava por isso. 
O senso de urgência aumentou um pouco com a vitória de Kurt Busch no domingo passado. Kurt foi campeão em 2004, é um piloto combativo e determinado. Tem um bom equipamento na equipe Stewart-Haas. Mas é seu primeiro no time, e tem vindo de turbulências em sua carreira, por conta de algumas atitudes verbais. Não que se duvidasse dele, mas não era esperado que tivesse bons resultados tão rápido. Juntando-se a Dale Jr, outro excelente piloto, com baixo índice de vitórias, temos duas, digamos, surpresas entre os 6 vencedores até agora. Isso bagunçou o tabuleiro. 
Que continue assim !

Nenhum comentário:

Postar um comentário