terça-feira, 12 de agosto de 2014

Anima Mundi 2014 - Dia 4

Sempre chego deprimido ao último dia, só de saber que vai acabar...
  • Curtas 7 (Sala 1, 18h)
Premier Automne é uma animação francesa que mostra duas crianças brincando que são, na verdade o Outuno (ela) e o Inverno (ele) interagindo. Técnica perfeita, muito simbolismo simples e delicado. Só não curti a última cena, que foi como explicar a piada, e por isso perdeu a nota 5 ficando com 4.
Marilyn Myller, britânico é daqueles mistérios pra mim. Anotei 5 em minha planilha e não consegui localizar as referências da história para narrar aqui. Fica como lição de casa.
Home Sweet Home, francês, ganha nota 5 com uma história sobre duas casas humano-retratadas com enorme sensibilidade e técnica apurada e CG. Lindos retratos da paisagem americana.
Mite, alemão, vai ao microcosmos ver os ácaros. Além da qualidade perfeita, tem uma ótima sacada no final, merecendo o 4.
Wurst, de Luxemburgo, mostra a vida em uma praia onde frequentadores são corte de carne de porco. Nota 4 pela diversão e referência culturais que não explicarei.
Through You, holandês nota 4, tem uma série de sacadas com uma técnica simples na qual as pessoas são unicolores, mas nem por isso imutáveis. 
  • Curtas 14 (Sala 2, 19h)
O alemão Harald conta a vida de um lutador de luta livre e sua obcecada mãe. Mas o prazer que ele tem na vida é a jardinagem, não a luta. Nota 4
Lettres de Femmes é belíssimo, outro francês nota 5. Mostra o trabalho de um médico de campo durante a guerra, que usa cartas de mulheres como curativo para os soldados feridos. Tocante, triste, singelo e absolutamente magnífico.
  • Curtas 15 (Sala 2, 21h)
Apesar da enxurrada de 5 franceses nesta sessão, nada mereceu grande destaque. 
Para não ficar sem resenhar, falarei de Us, uma animação franco-belga sobre como cada um de nós pode reagir de forma diferente a uma novidade em nosso ambiente. Seres unicoloridos, mas diferentes entre si, começam a lidar com pedras que aparecem para eles. As reações são as mais diversas. Ficou com nota 3.

Nenhum comentário:

Postar um comentário