segunda-feira, 20 de julho de 2015

Anima Mundi 2015 - Dia 1

O evento que sempre rolava na última semana de julho mudou para a 2a semana de agosto em 2014. Agora mudou de novo: 3a semana de julho. Depois de idas e vindas entre Memorial e Espaço Itaú-Unibanco, agora estamos no Caixa Belas Artes. Ou seja: mudou.
Esse excesso de mudanças me preocupa. Vejam se grandes festivais de... qualquer coisa... ficam mudando de endereço a cada ano (salvo aqueles que por definição mudam sempre). Dá a impressão de que (1) não é um evento financeiramente estável para quem se dispõe a sediá-lo e (2) que a organização pena para arrumar local todo ano. Isso me deixa duplamente apreensivo, com aquele feeling de que este foi/é/será o último.
Isto posto, retomo a questão das notas, no rodapé deste post.
E já que é para mudar, criarei o tag "Anima Mundi" e marcarei os anteriores, para facilitar. E a mudança nos horários foi excepcional. As sessões de 1h acontecem a cada 1h30, dando tempo de sair da sala numa boa. E com lugares marcados (o que não tínhamos no Memorial), também não há necessidade de entrar correndo. Dá tempo de comer algo, ir ao banheiro, pensar na vida. 
Ao pessoal da organização: por favor, escrevam isso na pedra e não mudem nunca mais.
Mas o que importa é o que interessa:
  • Curtas 12

Começamos com uma ótima sessão, com 5 curtas nota 4.
Animator x Animation IV é claramente uma série. Lembro de uma briga de bonecos de pau (stick figures) que fez muito sucesso anos atrás e creio, pelo estilo, ter relação. A pesquisar.
Patch, embora tenha nota 4, não me permitiu registrar a memória. 
Taupes brinca com contos de fadas de um modo inusitado. Boa ação, boas tiradas. 
Stromae foi um dos muitos a cutucar a questão da internet/redes sociais nos dias de hoje. No caso, o alvo foi o twitter.
Parrot Away é sobre um papagaio desajeitado, feito e tosco que acaba sendo a única opção de compra para um pirata ostentador. Além de engraçado, aproveita para tirar uma onda dos dias atuais. O melhor da sessão.
  • Curtas 14
E aqui o nível sobe, para duas animações nota 4 e duas nota 5:
Viaje a Piés, espanhol conta os perrengues de um viajante de trem. Com ótimo estilo, meio anime sério (existe isso ?), e uma sacada impactante no final.
Five Minute Museum, nota 5, conta uma parte da história do mundo com fotos de peças do museu de Berna. Acaba sendo uma espécie de stop motion sem motion. Delicioso.
The Meek, outro nota 5, é sobre uma sociedade de insetos frente as dificuldades que enfrentam no mundo. São várias ótimas sacadas, desde a divisão dos indivíduos em castas até a relação de poder entre eles. Incrível.
Amélia & Duarte é português e narra a história do casal-título. Pessoalmente, não gosto do uso de atores ou mesmo fotos de atores em animações, mas isso é meu gosto pessoal. 
  • Curtas 15
Outros dois nota 5:
Dernière Porte Au Sud é um assombro tanto de roteiro quanto de técnica. Esta mistura a CG para o fundo das imagens, com animação de bonecos para os personagens. História incrivelmente triste, para a qual são dadas diversas dicas no meio até que a surpresa te pega no final. Melhor do dia.
Golden Shot, turco, conta a história de um robô movido a lâmpadas. A CG está excepcional, com movimentos realistas usando peças, digamos, impossíveis. A história fica interessante quando o robô conhece um vizinho. 
Joojeh Mashini é iraniano, e como tal imprevisível. No caso, nota 4: trata do excesso de conexão que temos na internet, com sacadas ótimas do que acontece com uma grávida. E eu nem sabia que tinha internet no Irã, muito menos redes sociais e ainda menos que tinha mulheres usando.
Madam I Deva será outro que ficarei devendo explicações.



Fica uma menção honrosa para "Nuggets", nota 3 da sessão Curtas 14, pela simplicidade e objetividade com que trata um tema espinhoso (que não posso revelar sob risco de dar spoiler).



Nenhum comentário:

Postar um comentário