quinta-feira, 19 de novembro de 2015

Alguém Explica

Buscando na Bíblia Online, acho as seguintes pérolas:


  • 1 Samuel 31

4 - Então disse Saul ao seu pajem de armas: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela, para que porventura não venham estes incircuncisos, e me atravessem e escarneçam de mim. Porém o seu pajem de armas não quis, porque temia muito; então Saul tomou a espada, e se lançou sobre ela.
5 - Vendo, pois, o seu pajem de armas que Saul já era morto, também ele se lançou sobre a sua espada, e morreu com ele.
6 - Assim faleceu Saul, e seus três filhos, e o seu pajem de armas, e também todos os seus homens morreram juntamente naquele dia.

Ok, Lá se foi Saul, por suicídio. Similar a:

  • 1 Crônicas 10

4 - Então disse Saul ao seu escudeiro: Arranca a tua espada, e atravessa-me com ela; para que porventura não venham estes incircuncisos e escarneçam de mim. Porém o seu escudeiro não quis, porque temia muito; então tomou Saul a espada, e se lançou sobre ela.
5 - Vendo, pois, o seu escudeiro que Saul estava morto, também ele se lançou sobre a espada e morreu.
6 - Assim morreram Saul e seus três filhos; e toda a sua casa morreu juntamente.

Mas...
  • 2 Samuel 1
5 - E disse Davi ao moço que lhe trazia as novas: Como sabes tu que Saul e Jônatas, seu filho, foram mortos?
6 - Então disse o moço que lhe dava a notícia: Cheguei por acaso à montanha de Gilboa, e eis que Saul estava encostado sobre a sua lança, e eis que os carros e a cavalaria apertavam-no.
7 - E, olhando ele para trás de si, viu-me, e chamou-me; e eu disse: Eis-me aqui.
8 - E ele me disse: Quem és tu? E eu lhe disse: Sou amalequita.
9 - Então ele me disse: Peço-te, arremessa-te sobre mim, e mata-me, porque angústias me têm cercado, pois toda a minha vida está ainda em mim.
10 - Arremessei-me, pois, sobre ele, e o matei, porque bem sabia eu que não viveria depois da sua queda, e tomei a coroa que tinha na cabeça, e o bracelete que trazia no braço, e os trouxe aqui a meu senhor.

Não, péra. Então foi o tal amalequita que o matou? Bem... ele podia estar mentindo, não sei. Mas...
  • 2 Samuel 21
12 - Então foi Davi, e tomou os ossos de Saul, e os ossos de Jônatas seu filho, dos moradores de Jabes-Gileade, os quais os furtaram da rua de Bete-Sã, onde os filisteus os tinham pendurado, quando feriram a Saul em Gilboa.

Agora foram os filisteus?!

Que saco isso...


Nenhum comentário:

Postar um comentário