segunda-feira, 16 de novembro de 2015

ISIS

Gosto muito deste texto, de autoria (segundo li) de Aubrey Bailey. Já tinha lido, mas achei pertinente traduzir (à minha maneira). Lembrando que a autora (segundo li) é norte-americana.

---

Você está confuso com o Oriente Médio? Deixe-me explicar.
Nós apoiamos o Iraque contra o ISIS. Nós não gostamos do ISIS, mas o ISIS é apoiado pela Arábia Saudita, de quem nós gostamos.
Nós não gostamos do presidente Assad, na Síria. Nós apoiamos a luta contra ele, mas não pelo ISIS, que também está lutando contra ele.
Nós não gostamos do Irã, mas o Irã apoia o governo do Iraque contra o ISIS. 
Então, alguns dos nossos amigos apoiam nossos inimigos, alguns dos nossos inimigos são nossos amigos, e alguns dos nossos inimigos estão lutando contra nossos outros inimigos, que nós queremos que percam, mas não que nossos inimigos que estão lutando contra nossos outros inimigos vençam.
Se as pessoas que nós estamos lutando contra forem derrotadas, talvez elas seja substituídas por pessoas que nós gostamos ainda menos. E tudo isso começou quando invadimos um país para expulsar terroristas que não estavam lá de fato até nós irmos lá expulsá-los. 
Agora você entendeu ?

---

Eu me permito fazer um pequeno adendo:

"E tudo isso começou quando invadimos um país que é nosso amigo para expulsar terroristas que não estavam lá de fato até nós irmos lá expulsá-los."

Nenhum comentário:

Postar um comentário