quarta-feira, 20 de março de 2019

Portugal 1 - Dia 19 - Vila Nova de Gaia

O primeiro problema do dia acabaria por, acidentalmente, criar o maior problema dos próximos dias...
O Museu Nacional Soares dos Reis ficava consideravelmente fora de mão (de pé ?) para ir de metro. Depois de alguma consideração, a melhor opção era Uber mesmo. E foi o que fizemos, chegando ao museu minutos depois da abertura. Ao colocar a mochila no armário, porém, dei pela falta do meu power bank. Ele teria ficado no hotel ou teria caído no banco do carro. Claramente, o amigo leitor já adivinhou.
Falemos do passeio. O local em si tem sua própria história, tendo sido usado por comerciantes ricos, generais napoleônicos, generais ingleses e até Dom Pedro IV (nosso I) durante a Revolução Liberal. Atualmente, é um museu de objetos domésticos, estando belissimamente conservado. 

foto: Museu Nacional Soares dos Reis, Porto, Portugal, 2019

De lá, caminhamos um pouco até comer algo e chegamos no metro. Corri até o hotel para procurar o power bank, mas não estava lá. De fato, ficou no Uber daquela manhã. Imediatamente abri um chamado no app, tentando entrar em contato com o motorista e voltei para reencontrar Luciana no metro.
Seguimos para Vila Nova de Gaia, que é essencialmente a continuação da cidade do Porto, do outro lado do rio Douro. A importância do local vem de uma prática bem conhecida dos brasileiros: guerra fiscal. Em algum momento no século XVIII, provou-se mais barato instalar as caves de vinho do porto ali, por incentivos fiscais. E nunca mais reverteu-se essa decisão.

foto: Ponte Dom Luís I, Porto, Portugal, 2019

Era uma tarde de domingo, e aproveitamos para curtir o calçadão com restaurantes e vendedores ambulantes. Muita gente passeando no sol que se apresentava sorridente. Entramos, então, no Cruzeiro das Seis Pontes, um passeio de barco pelas 6 pontes que cruzam o rio naquela região, com ingressos já comprados dias antes. Passeio rápido e divertido.
O mesmo ingresso nos dava direito a uma visita à Cave Burmester, bem embaixo da ponte Dom Luís I. O guia, não me recordo o nome, foi excepcional. Fala rápida e clara, com uma apresentação ao mesmo tempo técnica e divertida.
Depois disso, curtimos um pouco mais o calçadão, jantamos e fomos embora, novamente de Uber, mas não sem esta vista antes.

foto: vista de Vila Nova de Gaia, Vila Nova de Gaia, Portugal, 2019

No hotel, segui tentando contactar sem sucesso o motorista do Uber. O power bank ia fazer muita falta, eu dependia demais dele para manter o celular vivo para a brutal quantidade de fotos que estava tirando. E com isso, triste, fui dormir.


Nenhum comentário:

Postar um comentário