quarta-feira, 27 de junho de 2012

Maluf + Haddad

Sim, eu vou espezinhar até outubro. A de hoje é: Maluf + Haddad = Maldad.
Divirto-me (um pouco) com os argumentos petebas de que "o PSDB faria pior" ou "o PSDB já fez pior". O curioso é que nenhum deles sequer tenta defender a aliança, preferem apenas evitar serem colocados um degrau abaixo do adversário, mesmo sabendo que merecem tal tratamento por parte do eleitor.
A pesquisa Datafolha publicada hoje mostrou subida de Serra e Russomano, com queda de Haddad. Segue link. Daí vem aquela velha análise de sempre, de que as variações foram dentro da margem de erro. Sei. Não se pode negar que Maluf vai somar sua rejeição à de Haddad e à do PT per se. Fica cada vez mais difícil achar um eleitor que aceite tudo isso em uma chapa só, e por isso a intenção de voto cai a 6%, enquanto o tucano subiu a 31%.
A questão tucana agora é como enfrentar Russomano em um eventual 2o turno. A rejeição do RPBista é bem mais baixa que a de Serra, até por ser menos conhecido politicamente. Bem ou mal, avalia o tucanato, contra Haddad seria mais simples de combater.
Já Russomano precisa consolidar a intenção de voto que tem. Há um receio de que se torne outro caso de "Ciro-02", onde a boa intenção de votos derreteu no início da campanha televisiva. O PSDB pretende fazer com que isso aconteça para não precisar correr riscos (e despesas) de um segundo turno.

Um comentário:

  1. Bom, lá vou eu para mais uma eleição votando nulo só pela obrigação de votar.

    Sei que vou ouvir sobre o Serra o mesmo que eu ouvi sobre o Lula anos atrás: Votar nulo é o mesmo que votar nele. E respondo como sempre: não é, e muita gente lutou para que eu pudesse votar como eu bem entender. Votar em X apenas para que Y não ganhe não é apenas jogar o esforço de todos eles no lixo, é também, citando um amigo, burrice aguda.

    A aliança do PT com o Maluf é algo nojento, mas como eu disse antes, é a cara da política no Brasil. E boa parte dos políticos que estão rindo ou criticando só o estão fazendo porque não conseguiram eles a aliança.

    E só para não deixar passar, sobre o Serra eu só digo uma coisa: desde que ele largou a prefeitura para concorrer ao governo do estado (depois de jurar em todos os veículos de comunicação que não o faria) eu não voto nele nem se, votando em qualquer outra opção, eu fosse o único responsável por transformar o Brasil num regime neo-evangélico totalitarista. Palavra dada é compromisso assumido.

    E para mim, quem ainda vota no Serra não tem o direito de reclamar de político mentiroso (ou citando nomes, de reclamar de quem vota justamente no Maluf). Simples assim.

    ResponderExcluir