quinta-feira, 11 de outubro de 2012

Viagem à Grã-Bretanha (20)

Dia 5 foi um dia de um só passeio. Mas que passeio !
Começamos indo para Picadilly procurar mala para o Leal. Isso mudaria muito nos meus próximos dias. Saímos do metrô e demos de cara com a loja. E em poucos segundos descobrimos a mala por L$ 19,90 e que a loja fechava apenas às 22h. Não podia ficar melhor, pensei eu. De lá seguimos a pé para o British Museum, onde passamos, literalmente, o dia.
Esse museu é, sem dúvida, a maior concentração de objetos interessantes por metro quadrado que vi na minha vida. Talvez o Louvre bata essa marca um dia, mas só saberei quando visitar a França. Vou tentar listar as coisas mais interessantes que vi por lá:
- Pedra de Rosetta, a pedra que permitiu os primeiras traduções confiáveis dos hieroglifos
- diversas estátuas e pedaços de paredes originais do Egito
- esculturas hindus, chinesas e japonesas de um nível de detalhamento que nunca vi parecido
- múmias
- mosaicos romanos
- joias de diversas culturas
- porcelanas
- um setor inteiro apenas sobre dinheiro do mundo todo e de todos os tempos.
Enfim, é coisa boa demais para ver e tentar narrar. Ficamos umas 10 horas lá dentro.
Jantamos em um restaurante italiano, onde mandei ver um frango a milanesa muito bom com um espaguetti duvidoso.

No dia 6, depois de dormir até um pouco mais tarde, fomos para o museu Victoria & Albert's, um museu de, acreditem, presentes que a família real ganhou ao longo dos tempos. Deu um museu de 3 andares, dos quais vimos quase 1 de tão grande. Aquilo tem mais ouro, prata e gemas do que eu jamais seria capaz de contar. Fica meio perdido pela total falta de estilo, mas é bem claro o objetivo e vale a pena.
Depois fomos para o Seafile, o aquário de Londres. Em um estilo bem mais norte-americano, tem peixes lindíssimos, com destaque para os sempre simpáticos piguins, tubarões e raias. Peixes raros e com colarações e disposição de basbatanas, no mínimo, bizarras.
De lá, London Eye. É uma roda gigante de 120m de diâmetro, para ver e fotografar Londres de cima. O mecanimo é absolutamente confortável, não se sente solvaco nenhum, e vai bem lento (é uma volta só na verdade), permitindo tirar todas as fotos sem stress.
O primeiro passeio era gratuito e os outros dois, admito, meio caros: cerca de 18 libras cada, com desconto.
Amanhã, tem mais.

1. Bom, considero que, junto com o British Museum, existem outros três museus obrigatórios no mundo:
    - Museu de História Natural de NY
    - Museu do Louvre
    - Instituto Smithsonian (tecnicamente não é apenas um museu, mas conta).

Boa sorte com os museus. rs