quinta-feira, 18 de julho de 2013

3 e 9

Lembramos desta bizarra história outro dia, então achei conveniente deixar registrado por aqui. Envolve um "causo", com nosso colega Diego Sanches. 
Em tempos quase distante demais para sermos capazes de lembrar, treinávamos alunos e instrutores todos os domingos na matriz. Eram treinos duros e deliciosos. Muita ginástica, muita técnica e muita cobrança. O Mestre estava sempre sério, para não dizer bravo. Não perdíamos aquilo por nada. Lembro (ou aviso, para quem não tem esse conhecimento) o quanto a TSKF é uma escola rígida com relação ao currículo, sempre mantendo a ordem estrita de aprendizado.
Em um desses domingos, o Mestre havia puxado ginástica completa (na época, isso significava 10 flexões em cada posição, viu ?), e a matéria desde a faixa branca. O esquema era taolu-aplicação, taolu-aplicação, taolu-aplicação, taolu-aplicação... sem pausa para descanso, sem aguinha, sem nada... mais ou menos até ficarmos vesgos. 
Ali pelas tantas, já estávamos seguindo a matéria da faixa marrom. Já era uma vitória individual de cada um estar em pé, mas seguíamos em frente, obedecendo cada comando. Não havia acontecido nada de especial até chegarmos ao Toi Tchá de Tan Tui. Alinhamos em duplas, e fiquei na primeira dupla, de frente para o espelho, junto à entrada da sala de treino. Não contei, mas acho que eram algo entre 12 e 15 duplas para fazer a técnica. O Mestre, então, dispara:
- Diego, quais Toi Tchás você sabe ?
- O 3 e o 9.
Fica um silêncio de uns dois segundos e então todos olham para o Diego, lá no fundo da sala, em guarda 2 aguardando instruções. Como assim, 3 e 9?! Só precisou um rir e todos caímos na gargalhada de uma só vez. Até o Mestre dava risada daquilo.
Aquele treino nunca mais retomou o ritmo anterior. Aos poucos, todos foram dando um jeito de chegar perto dele e perguntar o que diabos era aprender o 3 e o 9, nessa ordem, sem seguir a numeração. 
O Diego deve ter explicado a situação umas 10 vezes só naquele dia. Em resumo, o Mestre havia feito uma pequena confusão e ensinara para ele o Toi Tchá 3 chamando de 1 e o 9 chamando de 2. Na quinta-feira anterior, Márcio viu aquilo e avisou. A técnica não estava errada, estava apenas totalmente fora de ordem. Isso foi explicado ao Diego, que simplesmente renumerou o que ele sabia e aguardou pacientemente a oportunidade de aprender os verdadeiros 1 e 2, e quem sabe um dia preencher as lacunas.
Faz tempo, viu ?

Um comentário: