quarta-feira, 17 de julho de 2013

Adiamentos

Leio na Folha online, neste link, sobre o adiamento de duas obras viárias aqui em São Paulo. A primeira, adiada na semana passada, era o túnel de ligação entre a Avenida das Águas Espraiadas (recuso-me a usar o nome atual dela) e a rodovia dos Imigrantes. A segunda, anunciada ontem, é a passagem de nível da Avenida Sena Madureira por baixo da Avenida Domingos de Morais
Os tais "especialistas" em urbanismo logo se apressam a aplaudir esse tipo de medida, dizendo que só beneficia o transporte individual. O argumento é completamente furado e vou tentar resumir porque.
Em primeiro lugar, não vi em lugar nenhum a informação de que ônibus não poderiam usar as tais obras quando concluídas. Em segundo lugar, mesmo que não houvesse benefício direto (digamos que nenhuma linha de ônibus fosse de fato passar ali) há o benefício indireto de ser melhorar a fluidez de todos os veículos da região, independente de estarem dentro ou fora da obra. Em terceiro lugar, o transporte individual é um fato incontestável e fingir que ele não existe ou não é importante é burrice aguda: do ponto de vista lógico, como não querer fazer um hospital pois só atende o cidadão que está doente, uma minoria. 
O único argumento que seria aceitável, e não foi usado, é que as quantia envolvidas gerariam mais benefício em outras obras. Isso sim é passível de debate. 
Haddad me lembrou agora a primeira gestão do PT em São Paulo, de Luíza Erundina. Como todos sabem, foi um completo desastre nesse aspecto, especialmente por se recusar a dar seguimento a projetos de gestões anteriores. O resultado disso foi o eleitorado entregar a cidade para Paulo Maluf 4 anos depois. 

2 comentários:

  1. Olha, eu estudei no ensino municipal na época da Erundina. E saí de lá quando o Maluf assumiu porque o nível de qualidade, que acredite ou não era MAIOR do que muito colégio particular (eu havia acabado de sair de um bom e sofri pacas para acompanhar o ritmo) despencou vertiginosamente.

    Logo, como eu sempre digo que NADA é mais importante do que educação (nem saúde) eu ainda acho o governo da Erundina um dos melhores que a cidade já teve.

    ResponderExcluir
  2. E sobre o adiamento das obras em si, honestamente quem não vê associação disso com a redução que a população forçou na tarifa de ônibus e metrô é ingênuo.

    ResponderExcluir