terça-feira, 21 de janeiro de 2014

Chega de Fla-Flu

Não, amigo leitor, o post não é sobre futebol. Veja o tag do mesmo. Mas se você chegou agora de Marte e acha que Fla-Flu é apenas uma referência a um dos maiores clássicos do futebol nacional, peço que deixe de ser um chato antiboleiro e entenda que a expressão se aplica a qualquer dicotomia radical de pensamentos. No caso, aplica-se à política. E, prometo, não falarei de corrupção.
A baixa qualidade do debate político gerou um clima de animosidade não apenas entre os partidos predominantes no Brasil, mas também entre seus eleitores. Primeiro, peço que o eleitor do PT que estiver lendo este post não seja raso a ponto de dizer que o PSDB não é a segunda força política no Brasil porque é e você sabe muito bem disso.
No entanto, essa predominância PT-PSDB nos últimos 5 pleitos presidenciais (ambos os partidos tomaram o 1o e 2o lugares em todas as 5 eleições) fez com que as baterias eleitorais de um se especializassem em atingir o outro. Não seria de todo ruim se algo mais houvesse além destas baterias. Meu post vem aqui lamentar que não haja.
Impressiono-me cada dia mais com a incapacidade de um dos lado em ver méritos no outro e reconhecer os acertos que por ventura tenham acontecido. Aconteceram sim, oras. Acho que o país melhorou nos últimos 20 anos em alguns aspectos e queria citar alguns, fruto do trabalho de ambos os lados.
Sim, leitor petista, foi o PSDB no governo FHC que estabilizou a moeda. Não bastava um plano econômico, era preciso um período longo sem a hiper inflação para a memória começar a apagar e se estabelecer novos padrões monetários efetivos. 
Sim, leitor petista, foi o PSDB quem trouxe de fato as privatizações, na medida em que nenhum estado no mundo é capaz de investir com a agilidade e eficácia da iniciativa privada. Tanto é verdade que agora o modelo é novamente utilizado em estradas e aeroportos. Rebatizar de concessão não muda os fatos.
Sim, leitor tucano, foi o PT quem conseguiu criar um colchão social contra a pobreza, e já não era sem tempo. 
Sim, leitor tucano, também foi em administração PTista que se criaram boas ideias em São Paulo como os CEUs e o Bilhete Único. Indiscutível que funcionam.
No entanto, nenhuma destas 5 medidas citadas, nem qualquer outra, funciona sozinha. Tudo que é feito neste mundo necessita de ajustes e manutenções. Continuidade, governança. Vale para todos os lados, claro. Mas não é o que acontece. 
Petistas e tucanos fazem questão, o tempo todo, de se matarem nas redes sociais por qualquer motivo. O mais recente foram os rolezinhos. Logo passa e surge outra arena, apenas para repetir a luta, sem vencedores e com um país vencido. Todos que me conhecem sabem que sou eleitor de direita, dos tucanos. Mas eu cansei desse Fla-Flu, acho que precisamos de algo mais elevado, evoluído, adulto.
O apelo é para ambos os lados.

Nenhum comentário:

Postar um comentário