segunda-feira, 27 de janeiro de 2014

Tortura Nunca Mais !

Alguns anos atrás, amigo leitor, eu estava indo de carro até um amigo. Não lembro exatamente o ano, mas era final de semana das semifinais do Campeonato Paulista e os quatro times grandes se enfrentavam. Não lembro exatamente quem contra quem, mas o que importa é que todos os quatro estavam envolvidos na disputa. 
No caminho de ida, passando pela avenida Ricardo Jafet, vi um vendedor de camisas dos times. Aproveitava a demanda, claro. Mas notei a curiosidade de não haver camisas do Santos naquele momento. Logo dei meu veredito:
- Time pequeno mesmo. Nem o ambulante se importa em vender essa camisa, já que ninguém compra mesmo.
Segui meu caminho até o compromisso. Na volta, um santista estava de carona comigo. Passei pelo mesmo local, onde o vendedor ainda estava postado, e continuava a não ter camisas do Santos. Meu amigo percebeu e comentou:
- Viu só ? Não tem camisa do Santos. Vendeu todas. Time grande é assim mesmo!

O leitor observa pelo meu relato (garanto ser verídico) que ambos, eu e meu colega, observamos o mesmo dado com a mesma precisão. Mas aplicamos nossas preferências para chegar a conclusões completamente divergentes sobre o ocorrido.
É isso que vemos hoje em dia em diversos assuntos. Reflexo do Fla-Flu político, nenhum dado é tratado com devido respeito nesse campo em particular. Ao contrário, é torturado até confessar a conclusão que o articulista deseja. Se no local X, antigamente administrado pelo partido A e que recentemente trocou pelo partido B, aumentaram as denúncias de corrupção. O fanboy do partido A lamentará a troca, dizendo que a corrupção aumentou e a quantidade de denúncias comprova isso, enquanto o fanboy do partido B dirá que agora sim os desvios estão sendo apurados e o aumento das denúncias comprova a conclusão.
Ambos podem estar certos ou errados simultaneamente. As conclusões do exemplo não são excludentes, nem complementares: pode haver uma onda de denúncias atípica, embora a corrupção total tenha se mantido estável. Apenas uma ideia, até porque não estou querendo fazer nenhum tipo de referência velada a ninguém.

Lamento que tantos se preocupem com seus pontos de vista e tão poucos com os fatos. Naquele dia, nem eu nem meu amigo perguntamos ao vendedor sobre as camisas do Santos. Jamais saberei.

Um comentário:

  1. Com sabiamente disse O Comediante "Sabe, a verdade é uma coisa engraçada. Não existe A verdade, só existe a sua verdade e a verdade dos outros"...

    ResponderExcluir