sexta-feira, 10 de janeiro de 2014

Lista Negra: EA Games

Sim: os criadores de Need for Speed e detentores de franquias como The Sims, Sim City e FIFA não entram na minha casa. Nem no meu console, notebook e celular. Nunca mais.
Tudo começou lá atrás, em Need for Speed: Underground. O jogo é excelente, diga-se. Marcou minha entrada no PS2. Mas já ali havia algo errado com o comportamento dos oponenteS. Simplificando o exemplo, pense em uma corrida de tomada de tempo. Eu ia lá e fazia o trecho em 58s. O adversário fazia 57s50. Eu tentava de novo e fazia 57s90, e o adversário a 57s52. Eu abaixava o tempo para 57s60, e lá estava ele em 57s48. Daí eu tinha meu momento mágico e conseguia 57s40 e justo desta vez o adversário conseguia 57s25. Curioso ele escolher meu melhor momento para ter o dele, não? E exatamente um pouco melhor que o meu... Não foi uma ou duas vezes, foram várias.
Eventualmente terminei o jogo, eu segui a vida até Bournout III. O maldito começou a manipular resultados com mais ímpeto aqui. Eram corridas onde você está em 2º, bate o carro, é ultrapassado por 3 caras e retorna em... 8º! Que palhaçada foi essa? Seguiu-se até eu ter uma evidência mais forte, no mesmo jogo. Uma das fases consistia em causar um acidente visando atingir um certo valor financeiro em danos totais. Uma dessas vezes, eu acertei por erro meu um carro logo no começo da fase, e fiz o acidente o final. Esse carro ficou totalmente separado do restante do incidente principal, portanto. Ao calcular os dados, o jogo passava cronologicamente pelos objetos atingidos. E eis que o valor total acumulado após computar esse carro era menor que o valor individual dele. Sim, Burnout III roubava na soma.
Ainda joguei outros da série Need for Speed (Undergound 2, Burnout, Hot Persuit) até perder a paciência com esse tipo de incidente.
Eu havia decidido não mais usar esses patetas, mas fui burro agudo ao comprar Shift 2. Durei uns 3 dias no jogo, que está encostado na minha prateleira. Em uma largada, estava passando um adversário por dento quando o carro resolveu, sozinho, escapar para o lado externo da curva, onde havia um adversário. Ao colidir, meu carro abriu ainda mais a curva, permitindo vários adversário me passarem por dentro. Reduzi a velocidade e voltei para dentro, onde ainda havia um adversário passando e colidi de novo (sim, falha minha). Mas eis que meu carro escapa novamente para fora, e ele, por dentro, não é afetado. O comportamento da mecânica do jogo varia: se o carro é do jogador, tudo pode dar errado com ele, mas se é um carro do jogo, toda condescendência do mundo...
Já nesta última viagem aos USA, ao procurar jogos de corrida, eu sempre dizia que queria algo não-EA. Ao dizer isso, passava a ser tratado como expert pelos atendentes. "Ow, man... good players hate that morons", disse um deles. 
Agora acontece um incidente no celular. Jogava eu Plants vs Zumbies 2, teoricamente apenas distribuído por eles. Do nada, fazem uma atualização que bagunçou todo o mapa do jogo. Depois, o jogo deu pau no meio de uma partida, e travou completamente. Perdi os saves. Desinstalei, instalei de novo para jogar do início e, 4 dias depois, o bug se repete. Desta vez, colocou meu celular em loop, sem conseguir nem entrar no Android. Precisei fazer um hardboot para ter meu aparelho de volta. 
A primeira providência foi tirar esse lixo do meu S4. A segunda foi escrever este relato.
Não usem EA Games, em nome de suas sanidades.

Nenhum comentário:

Postar um comentário