domingo, 9 de fevereiro de 2014

Nascar 201

Mudou.
Amigo leitor, o regulamento da Nascar para este ano mudou, tornando obsoleto o que eu relatei aqui. Bem... as corridas são as mesmas, mas a regra que define o título está bastante diferente para 2014. Vamos a elas.
Permanece o Chase for the Cup, que agora começa com 16 pilotos em vez dos 12 do regulamento e 13 de 2013 devido à confusão que a equipe de Michael Waltrip causou. Para se classificar para o Chase, o primeiro critério é o número de vitórias. Quando sobrarem vagas, o que não é matematicamente certo, mas historicamente garantido, elas serão preenchidas pela pontuação. Aqui já surge um erro sério. É altamente improvável que tenhamos 16 ou mais vencedores nas primeiras 26 corridas. Assim, o cidadão que vencer em Daytona, dia 23/fev muito provavelmente estará no Chase, podendo cozinhar o galo por 25 provas. Caso vença duas provas, qualquer piloto estará matematicamente classificado para o Chase, o que poderia acontecer em março. Na prática, deveremos ter 5 a 8 pilotos completamente desinteressados durante 6 a 10 corridas. Péssimo.



No Chase, os 16 pilotos competem em uma fase de 3 corridas. Classificam-se para a fase seguinte os vencedores de corridas (até 3, portanto), e completam-se 12 vagas por pontuação. A segunda fase repete a primeira, classificando apenas 8. A terceira fase repete as duas anteriores, classificando apenas 4. E esses 4 cidadãos disputam o título na prova final: quem chegar na frente entre eles é o campeão.
Novamente, uma antiga cobrança minha para várias categorias de automobilismo não foi contemplada: acho que o sujeito só pode ser campeão tendo ao menos uma vitória. O mesmo regulamento acima poderia exigir isso: se o sujeito chegar a Homestead (prova final) sem vitórias, deveria vencer para ser campeão. 
Mas o pior é essa mudança de valores. Claro que as provas finais de cada fase (26a, 29a, 32a e 35a) trarão um desespero pela vitória. Um piloto com péssimos resultados anteriores, mas que vencer essas provas-chave se classifica para a respectiva fase seguinte. Passou a ser, então, um campeonato de sobrevivência. E a luta pela sobrevivência pode deixar o ser humano agressivo. Não gosto disso.


Achei um erro, dos grandes. A temporada vai dizer se estou certo ou errado.

Nenhum comentário:

Postar um comentário