terça-feira, 18 de fevereiro de 2014

O Imbecil do Dia

O texto refere-se a reportagem de ontem, no UOL. O imbecil do dia é Marcelle Souza. A pérola está aqui.
Marcelle critica o fato de um aluno da Poli-USP receber o dobro dos investimentos per capita de um aluno da USP-Leste. Minha filha, poderia ser o quíntuplo, ou metade, isto por si só não quer dizer absolutamente nada
Você já parou para imaginar a diferença de estruturas necessárias nos diferentes cursos? O amigo leitor também pode fazer esta reflexão. São laboratórios, equipamentos de alta complexidade, técnicos de laboratório e materiais de consumo que cursos de humanidades não necessitam. Essas diferenças são inerentes das diferentes áreas de estudo. 

foto: sala de aula na USP Leste

O ranço contra as ciências exatas é tal, que a criatura não se deu ao trabalho de estudar os dados a Faculdade de Medicina, que este blogueiro, mesmo sem acesso aos números, tem a coragem de dizer que tem um custo per capita ainda maior que a Politécnica. Não seria surpresa: os cursos particulares de medicina são os mais caros do país por alguma razão. Segue link sobre o assunto. Destaque para a Faculdade de Medicina São Leopoldo, em Campinas: R$ 6.880, de acordo com o blog, por mês.

foto: laboratório na Poli

Marcelle ainda erra em outro ponto: a idade muito diferente das estruturas. A USP-Leste é jovem, ainda em formação. Pode ter em seu orçamento despesas de investimentos iniciais ainda em fase de amortização e pagamento. Não sei. Se estudada, esta diferença pode ser ainda maior, e ela nem sabe.
A jornaleira resume-se a criticar os problemas estruturais que, de fato, existem lá. Faz com razão e superficialidade, a ponto de não se preocupar se os mesmo problemas ocorrem na Poli. Ocorrem sim, que eu sei. Não surpreende em nenhum dos aspectos (ter razão e superficialidade) e só isso que lhe tira da nota zero pela matéria. Mas que é dita cuja é incapaz de uma análise mais profunda de número, é. 
Curiosamente, isso se deve à própria falta de investimentos em educação que ela mesma denuncia.

Nenhum comentário:

Postar um comentário