sexta-feira, 23 de maio de 2014

Incoerência

Se tem uma das coisas que eu não gosto na atual Fórmula 1 é a proibição dos testes. Criada há alguns anos para conter os custos, esta medida apenas tirou os carros das pistas e faz as equipes trabalharem em computadores e simuladores, gastando eletricidade em vez de gasolina e borracha. Não me parece que as despesas tenham diminuído, mas certamente a efetividade das despesas é menor: nem sempre o que parece funcionar no simulador de fato é uma boa ideia na corrida.
Houve um caso curioso, há pouco mais de 1 ano, no qual Tom Cruise dirigiu uma Red Bull em um evento promocional. Concluiu-se que o ator americano treinou mais do que Fernando Alonso ano passado.


Não sou apenas eu quem reclama disso. Algumas equipes também criticam, especialmente que não está vencendo. Faz todo o sentido reclamarem: os testes possibilitam o desenvolvimento de modificações e alterações que fariam um carro ir mais rápido e reagir no campeonato. É como nos demais esportes: só não reclama quem está vencendo.
Tudo que eu escrevo aqui faz sentido até os pilotos chegarem a Mônaco para os treinos livres de ontem. Os treinos livres são... livres. Claro que existe um regulamento a ser seguido (tempos, horários, limitações), mas se tem um momento para se testar, é esse. Só esse
Uma equipe pode desenvolver um novo aerofólio e mandar um de seus pilotos para a pista com ele e o outro com o antigo, comparando dados de telemetria. Esses dados comparados dirão se a inovação foi ou não positiva. O leitor concorda comigo?
Pois daí chove entre a primeira e segunda sessões de treino e a pista fica vazia por 40 minutos da segunda sessão. Ninguém corre por medo de bater e perder o carro para os treinos oficiais de sábado ou corrida no domingo, e ficam esperando a pista secar.
Escuta aqui, rapaziada do pitlane !
Afinal de contas, vocês querem testar ou não? Afinal de contas, ainda tem campeonato por aqui, ou vocês já desistiram e entregaram o caneco pra Mercedes?
Automobilismo é esporte de risco. Bater faz parte. Estragar peças faz parte. Arrebentar uma parede faz parte. Se está com medinho, vai jogar curling
Bora ver Nascar.

Nenhum comentário:

Postar um comentário