sábado, 10 de maio de 2014

Uma dúvida

Aviso: não se trata de post com intenções políticas ou eleitorais. Apesar do meu declarado anti-petismo, não falarei do PT aqui. Peço ao amigo leitor que, ao comentar, leve isso em conta.

O noticiário das últimas semanas está repleto de citações ao tal Alberto Youssef, doleiro.
Doleiro. De dólar americano, a moeda. Mas afinal, o que faz um doleiro? Essa é minha dúvida.
Não entro no mérito das acusações. Estou em um patamar mais linguístico. Em poucas ou algumas palavras, qualquer um consegue definir o que faz um faxineiro. Ou um motorista, professor, auditor, bancário, agricultor, boiadeiro, mineiro, ferramenteiro... O leitor entendeu, as profissões legalizadas. 
Do outro lado da lei, também não vejo problemas em definir o que faz um ladrão, assassino, estuprador, traficante, sequestrador, estelionatário... Por mais que sejam coisas erradas, são simples de definir.
E o doleiro?
Em décadas passadas, era proibido no Brasil comprar e vender moeda estrangeira. Tratava-se de algum tipo de limitação medieval pouco compreensível. Apenas quem tivesse justificativa óbvia (viagem, comércio internacional...) podia, por exemplo, comprar dólares em poucos locais. Nesse cenário, o doleiro era o sujeito que burlava essa limitação. Ele negociava dólares no chamado mercado negro. Ilegal, necessário e fácil de definir. Fazia sentido, apesar de ser contravenção.
Mas hoje isso não mais se aplica. Qualquer um pode entrar em uma casa de câmbio e comprar moeda estrangeira (qualquer uma, não apenas dólares), dentro de limites que não sei citar, mas perfeitamente compatíveis com uma viagem ao exterior. Se uma pessoa quiser mesmo comprar uma boa quantidade de dólares, pode fazer em uma tarde compras menores em casas de câmbio diferentes e voará abaixo do radar do Banco Central sem problemas. E isso independe da motivação cambial ser honesta ou não.
Então... o que faz o doleiro?
Se estamos nos referindo a quem legaliza dinheiro de operações criminosas, por que o termo doleiro? Só o dólar é usado?
Sério: pode algum de você me esclarecer o que faz um doleiro?

3 comentários:

  1. Se não me engano, Doleiro é o cara que negocia dólar no mercado de dólar-pronto da Bolsa. Parece bobagem, mas por acaso você tem 50.000 para começar a negociar? Ou 25k, que eu acho que é a margem atual? Porque com menos do que isso ninguém tem permissão da CVM para operar câmbio.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Partindo da premissa bastante aceitável de que você está correto...
      Então existe um mercado de moeda estrangeira além das casas de câmbio (mais focadas em turismo), em uma escala definida com bem maior, é isso?
      Nem sabia da existência de tal mercado.

      Excluir
  2. Sim, existe. Teoricamente as casas de câmbio mas principalmente os bancos tem que negociar moedas (não apenas dólares) em algum lugar. E é um dos mercados mais estranhos que temos na Bolsa...

    ResponderExcluir