terça-feira, 26 de agosto de 2014

Um pouco sobre Ateísmo

Hoje estou com preguiça, mas não quis deixar o amigo leitor desamparado. Então vamos com dois vídeos excelentes sobre ateísmo, e o porque faz sentido sim o movimento ateu.
Primeiramente, o Clarion:


Se rolar uma preguiça, pare com 6 minutos. Explica de modo educado a validade das postagens anti-religiosas que vemos aos montes por aí.

Agora o Pílula.


Novamente, se o amigo estiver com preguiça, veja entre 7min20 e 9min.
Isso resume bem porque eu me dou ao trabalho de bater em religião. 

Tenho toda a calma do mundo ao afirmar que em 500 anos a religião vai existir como uma curiosidade do passado, algo similar a se ver uma reprodução de uma dança típica dos índios ou uma festa medieval. É divertido, mas passou. A religião teve sua vez, e nada de bom ou útil trouxe. Agora vamos tentar outro caminho, o do conhecimento. Essa mudança está em curso e é irreversível. Aceite isso, amigo teísta.
O que o ativismo faz é tentar transformar esses 500 anos em, sei lá, 50. Só isso.

4 comentários:

  1. Afirmação forte essa de que a religião não trouxe nada de bom ou útil, hein? Eu, como agnóstico que não crê em Deus, creio ser impossível dissociar a evolução da humanidade (lenta, mas gradual) da crença em Deus(es). Assim como os movimentos de esquerda não seriam necessários sem o capitalismo, penso que jamais chegaríamos ao estágio em que estamos sem a força da crença. As religiões foram o elo de ligação entre a selvageria e o racionalismo, mesmo que infelizmente essa transição tenha sido demorada.

    Elas só não seriam necessárias caso já nascessemos (desde sempre) evoluídos, frotes mentalmente (como?). Penso que o que se deve combater é o radicalismo, melhorar o pensamento de algumas religiões, porque a crença em algo maior ainda salva a vida de muitas gente - pessoas essas que não conseguem encontrar sua paz "apenas" com o conhecimento.

    ResponderExcluir
  2. Norson, 1o ponto: O canal é do PIRULA não do PILULA... rs

    ResponderExcluir
  3. Outro ponto: Engraçado eu ser uma pessoa que discutiu muito esse ponto com você, mesmo eu sendo Agnóstico/Ateu, mas isso ocorre por um ponto simples ligado a meu modo de pensar. Basicamente, dado que você não tente impor sua opinião sobre mim (ou me incomodar com isso), você pode ter a opinião que quiser.

    ResponderExcluir
  4. https://www.youtube.com/watch?v=27Q8Vb9ikXA&list=UUeXoFprcU1KmMiGu1gREsFw

    ResponderExcluir