terça-feira, 7 de outubro de 2014

Alemanha 1 - Dia 19: Dachau

Quis do destino que, depois de uma reflexão triste ontem, eu tenha que narrar uma visita triste hoje. 

(foto: monumento em Dachau)

Dachau foi um dos grandes e importantes campos de concentração nazista. Localizado a noroeste de Munique, ainda em sua zona metropolitana, era um local de fácil acesso para a SS que recém haviam tomado o controle de atividades de repressão em 1933. Menos de dois meses depois de Hitler subir ao poder, o local que era uma fábrica de munição abandonada já registrava as primeiras mortes, então, de prisioneiros políticos. 
Era um local que representa o que há de pior na humanidade: a incapacidade de tolerar a diferença. Inicialmente, era a diferença política. Depois, racial. Depois, nacional. Enfim...

(foto: cerca de proteção de Dachau)

Pessoalmente, talvez por eu não ser um completo iliterato, o passeio não impressionou tanto. Creio que o objetivo seja relembrar o que foi feito, e pegar desprevenido os mais desinformados. Nenhuma grande novidade surgiu da visita pra mim, embora sempre fique triste ao pensar no que fizeram por lá.

(foto: antigos dormitórios de Dachau)

A maior parte das estruturas originais foi destruída e transformada em uma grande área aberta, cimentando-se as fundações dos dormitórios. Apenas as celas e áreas administrativas foram mantidas, além dos crematórios. Em um deles, há uma câmara de gás. Eu sempre tive curiosidade de ver uma, e agora tenho alguma noção de como se usada aquilo. Ainda me parecia um método bem anti-econômico de se promover um genocídio, mas de fato era algo que colocava nas mãos de apenas um sujeito o poder de matar dezenas, e sem precisar olhar na cara das vítimas. O custo humano do lado opressor é bem menor do que mandar atirar em uma por uma das vítimas. 
Enfim, é um lugar triste mas que não deve jamais ser esquecido. É um ponto focal de ódio, burrice e fanatismo misturados, uma espécie de avatar geográfico da maldade. E é preciso as pessoas continuarem a visitar o local, lembrarem a fome, as epidemias, os maus-tratos, as humilhações, as surras e tudo o mais que de horrível aconteceu ali e, por incrível que possa parecer, ainda acontece em muitos lugares do mundo, por motivos tão torpes quanto aqueles.




Nenhum comentário:

Postar um comentário