terça-feira, 14 de outubro de 2014

Tempo Quente na Nascar

O formato novo do Chase, adotado este ano, fez os ânimos se acirrarem bastante em Charlote, NC, no último sábado. 
Até 2013, as 10 provas finais decidiam o campeonato, o que fazia com que o drama fosse escalando mais lentamente. Um piloto que tivesse algum problema em uma prova teria tempo, ao menos potencialmente, para se recuperar. O próximo campeão podia demolir as chances dos adversários com parcimônia, aumentando sua vantagem em 5 ou 8 pontos em uma corrida, sem criar com isso um senso de urgência nos rivais.
Com o novo sistema de eliminação de 4 pilotos a cada 3 provas, um mínimo deslise pode ser fatal, e no curtíssimo prazo. Uma prova terminando-se 20 posições para trás deixa apenas duas para recuperar o prejuízo, ou mesmo uma se for na segunda do ciclo. Pois bem.
Depois de uma primeira fase relativamente pacífica, onde 3 underdogs (com todo o respeito aos pilotos e times, eles não tinham chance mesmo) e Kurt Busch foram eliminados, a segunda fase apertou bem a coisa toda. A primeira prova, no Kansas, viu Earnhardt Jr., Johnson e Keselowski terminarem muito para trás. Earnhardt, que liderava quando um pneu se entregou e ele bateu, voltou a ter problemas em Charlotte, desta vez no câmbio, e precisa de um milagre para se classificar. Johnson errou a estratégia no final da corrida e também está em posição delicada. Mas o destaque foi o entrevero de final de prova entre Keselowski e, basicamente, todo mundo. 
O campeão de 2012 jogou o carro em cima de Kenseth para defender sua posição em uma relargada. Ocorre que Kes é jovem e agressivo e desta vez errou a mão na manobra. Kenseth foi para o muro e amargou o prejuízo (19o) pela manobra. Neste momento, está em 9o na classificação e fora da fase seguinte do Chase. O próprio Keselowki não levou vantagem no incidente, terminando a corrida em 16o e está em 10o na classificação. 
Não entendi o que aconteceu entre Keselowki e Hamlin, mas o piloto da Gibs estava furioso depois da prova e quase brigaram. Tony Stewart também estava envolvido na confusão, para surpresa de ninguém. Mas foi Kenseth quem perdeu a paciência e partiu para a briga. Os dois se pegaram em um corredor entre os caminhões das equipes, e trocaram alguns socos. Tudo ao vivo pela FoxSports 2. Que bonito.
Logano, que venceu a primeira prova e se classificou, teve um momento apagado e nem tem porque arrumar inimigos. Harvick venceu e também se classificou, pondo fim ao jejum de vitórias. 
E nessa confusão toda, Jeff Gordon agradece a pouca atenção que lhe dão. 

--

Ao final da postagem, vi no site da Nascar que há uma crescente expectativa por alguma punição. Embora costumem ser multas, é melhor manter os olhos abertos para isso também.

Nenhum comentário:

Postar um comentário