terça-feira, 28 de outubro de 2014

Canetadas que não veremos

Aviso !

Amigo leitor, que fique claro de antemão e já no primeiro parágrafo que as medidas que aqui menciono também não seriam adotadas por nenhum outro candidato que fosse eleito. Não é, portanto, crítica à Dilma ou ao PT, mas a toda classe política. Este aviso estava no final do texto, mas achei melhor mover para o início.



Em um patrocínio de Canetas BIC (BIC: é assim que se escreve !), segue uma lista de problemas incrivelmente simples de se resolver, aqueles que uma canetada daria cabo e pronto. Não são necessariamente os maiores ou mais importantes problemas do país, mas poderiam sim ser resolvidos de modo incrivelmente fácil para que parassem de atazanar a vida das pessoas. Não estou falando de reforma tributária ou política, essas sim mais complexas e que precisam ser consideradas com maior calma para que ninguém fosse prejudicado ou favorecido demais. 
Enfim, estou tentando fazer este texto há semanas, acabou saindo hoje. Divirtam-se e comentem.
  • Legalização do Aborto
Não há qualquer argumento não religioso contrário ao aborto. Mesmo o ordenamento jurídico e social não entende que um feto é uma vida. Exemplos:
- Um feto não tem direito a herança
- O próprio crime de Aborto não seria necessário se um feto fosse uma vida e daí seria Homicídio puro e simples.
- Fetos não são contados no Censo
- As pessoas não dizem "tenho 3 filhos", dizem "tenho 2 filhos e 1 a caminho". 
(agradecimentos a George Carlin)
Dados não oficiais mostram que 90% das mulheres que fazem aborto são cristãs, algo próximo, na verdade acima, da média nacional. Então ser cristã não as impediu de abortar.
Então chega, vamos acabar com essa palhaçada e tentar chegar ao século XX. Legalização imediata do aborto e fim de papo.
  • Documento Único (DU)
RG, CPF, CNH, Título de Eleitor, Certificado de Reservista, Carteira Profissional, PIS, Carteiras de Entidades de Classe... Chega desse inferno. Unifique-se tudo isso em um único banco de dados e acaba essa palhaçada toda.
Em uma versão mais evoluída, o documento do cidadão contém todas as informações que ele precisa. Um chip permite o acesso às informações mais detalhadas (data de emissão de cada cadastro, zona eleitoral etc) e pode ser consultado em repartições públicas pertinentes. Gasta-se alguma grana para implantar e em 5 anos essa esbórnia termina.
O DU permite a aplicação de multas ao indivíduo, por exemplo. Já consta seus benefícios sociais, suas restrições, suas necessidades especiais, tudo. É só querer.
  • CPF (DU) na Loteria
Tanto se fala em fraudes usando a loteria, mas o fim disso ninguém implanta. Basta que o apostador use seu CPF (ou o DU, descrito acima) para fazer sua aposta, do mesmo modo que se usa o CPF para operações de câmbio. Fim. Isso acaba de uma vez com a compra/venda de bilhetes premiados para gente interessada em legalizar dinheiro sujo.
  • Legalização do Jogo
Outra brincadeira. As alegações de que o jogo deve ser mantido proibido são pífias. Uns dizem que vicia, e falam isso com um cigarro ou uma cerveja na mão. Outros dizem que facilita a lavagem de dinheiro: é o sujeito que vende o sofá quando encontra a esposa nele com o vizinho. Enfim, frescura.
Libera logo o jogo, põe um imposto monstro e boa.
  • Simplificação dos Procedimentos de Vôo
Checkin, cartão de embarque, reserva, pré-reserva... chega desse lixo. Não me convenceram da necessidade de toda essa parafernália de procedimentos e papéis. E não foi por falta de eu perguntar. 
Fica assim: o sujeito compra a passagem, marca o assento e paga. No dia ele despacha as bagagens em nome dele e voa, como se fosse uma passagem de ônibus ou um filme no cinema. Fim de história. Não tem mais essa de overbooking, de reserva, de remarcação depois do vôo (sim, eu uso acento em "vôo" porque não quero ficar horas em pé no avião), pré-reserva, taxa de embarque nem outros apetrechos burocráticos.
Concordo que isso é mais complicado, pois envolve regulamentos internacionais. Mas o fato do mundo inteiro estar fazendo besteira não deveria impedir de fazermos o certo.

Não quero me alongar, então fico por aqui. O que você acha, amigo leitor ? Deixe seu comentário abaixo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário