sexta-feira, 12 de junho de 2015

Angra dos Reis - Dia 2: Prova Final

Ok, esqueci de colocar uma foto ontem. O problema é a falta delas. Fotos submersas exigem equipamento adequado e técnica de fotografia. Não tenho nenhum dos dois. Meu instrutor Vieirinha tem bastante coisa com ele, mas ainda não pude pegar. 
Então vai uma foto do dia anterior, a desagradável vista da varanda do meu quarto.


Depois de dormir decentemente, tomamos café e aguardamos uma vez mais no pier para mergulhar ali mesmo. Não tardou e estávamos na água, desta vez começando com o complicado exercício de equipar na água. Trata-se de colocar a colete montado dentro da água, e não em cima para depois pular. Pessoalmente, sou inexperiente demais para saber a aplicação dessa técnica. Só sei que não gosto dela. Mas fiz.
Depois afundamos para nova bateria de exercícios (Log #03). Remoção completa de máscara, subida completa com gás compartilhado com o dupla (duas vezes, afinal cada um tinha que fazer cada papel) e mais pivô. Isto feito, demos outro rolê pelo fundo, indo para mais longe e um pouco mais fundo. 
Em mergulho, alguns entendem que profundidade é o importante. Discordo e vou ficar com a fala do Henrique Miyamoto: mais fundo você diminui seu tempo de mergulho e aumenta o risco de problemas, mas em troca vê menos coisas. Claro que algumas coisas estão lá no fundo, mas para quem está começando não há necessidade alguma, pois tudo já é diferente.
A volta, no entanto, foi difícil. Meu estômago protestou fortemente, e uma forte náusea me pegou. Não comi o lanche de intervalo, o que alguns dizem ser um erro, e não melhorei nem com um comprimido de Vonau.
Como eu ainda tinha que validar minha prova, caí na água para o terminar o que tinha começado (Log #04). Combinei com Luciana um sinal para indicar que não estava passando bem e fomos. Os exercícios foram os mesmos do anterior, e ainda tive o disparate de trocar a máscara de mão durante a remoção. Pivô e subida compartilhada simulada sem problema algum. Mas quando fui sair para o passeio o estômago se recusou a ir. Sinalizei para Luciana e subimos. Uma pena.
Apaguei por 90 minutos antes do almoço, e ficamos por ali mesmo o resto do dia. Ao final da tarde, pelo menos recebi a confirmação de que todos fomos aprovados éramos oficialmente mergulhadores certificados. No entanto, eu estava pensativo sobre minhas reações estomacais. 
E ainda iria piorar antes de melhorar. 

Um comentário:

  1. Você acha o estômago ruim? Imagina eu, que tive perfuração nos dois tímpanos...

    ResponderExcluir