quinta-feira, 4 de agosto de 2016

O Primeiro Recorde Olímpico

Redes sociais não são novidades. Jogos Olímpicos também não.
Mas redes sociais com tanta gente opinando sobre tudo são um evento relativamente recente, e Jogos Olímpicos no Brasil são o primeiro caso, e provavelmente único para todo este século. Foi este combo que deu origem a uma nova espécie: os anti-anéis


São aquele tipo que torce contra, que fala mal, que espera que o evento seja uma lástima. Veja, amigo leitor, há muito a ser criticado, desde o processo de candidatura, passando pela gestão das obras, pelos desvios de recursos, pela péssima qualidade de algumas instalações, por se terminar tudo (como sempre) na última hora. Por não se cumprir promessas como a limpeza da Baía da Guanabara. Então assuntos a criticar não faltam, e não devem ser censuradas as boas críticas.
Ainda assim, essa subespécie prefere apenas, torcer contra. Posta imagens dizendo que não liga: não é interessante o cara não se importar a ponto de se importar de postar uma imagem? Outros acham que os resultados serão pífios ou horríveis, como se apenas disso se trata-se o evento. Claro, podemos fazer 57 medalhas de ouro e o sujeito vai dizer que deveriam ser 60.
Tem ainda a variante da "prioridade de gastos". Não sabe que esta edição dos jogos custou menos que as duas últimas (valores em dólar). Mas principalmente fala isso agora, há poucos dias do evento, em vez de protestar em 2007, quando nasceu esse projeto. Agora, amigo anti, grande parte do dinheiro já foi gasto e o restante está empenhado junto aos fornecedores. Em português claro: já era. Sobre a escolha de prioridades, por não se fazer escolas ou hospitais, parafraseio Ronaldo(1): não se faz uma Olimpíada com hospitais, então reclame com quem quis fazer a Olimpíada

Honestamente? Acho que é sentimento de exclusão. Ninguém tem que gostar de Jogos Olímpicos ou de esporte em geral. Nem de coisa alguma. Mas em um momento em que tanta gente está ligada nesse assunto, o sujeito se sente excluído e precisa falar mal para se auto-afirmar. Bateram o recorde olímpico de dor de cotovelo.
Você não precisa disso, anti-anéis. Continue a curtir as mesmas coisas de sempre, sejam elas seus filmes, suas músicas, seus livros, seus amigos e parentes... Não tem problema algum. Devem ser interessantes sim, sem zoeira da minha parte. Apenas me (nos) deixem curtir o evento numa boa. 
Termina em 2 semanas, tá? Mas tem de novo em 2020, 2024, 2028...

(1) Sem dúvida, um dos casos mais covardes na história recente de se tirar uma resposta do contexto.

Nenhum comentário:

Postar um comentário