quarta-feira, 10 de agosto de 2016

Rio de Janeiro - Dia 5: Arco e Esgrima

Só um evento olímpico me levaria ao Sambódromo. E foi Tiro com Arco.

Chegar lá foi bem tranquilo, usando a estação Praça Onze. Entrar, nem tanto. Um palhaço da segurança resolveu torrar meu saco com a garrafinha vazia para água. Interessante foi os outros seguranças me tirando de perto dele para finalizar a inspeção. Gente despreparada é complicado. Gente burra pior. Gente mal educada, insuportável. Junte os 3.

O evento era o início dos combates, como eles chamam. Os atletas já estão chaveados e competem em eliminatória direta. São até 5 sets. Em cada set, disparam-se 3 flechas cada, valendo até 10 pontos, sendo 9 o usual que se obtém. O total do set determina o vencedor, que leva 2 pontos de set. Em caso de empate, 1 ponto para cada. Quem dizer 6 pontos, vence. Se empatar em 5 a 5, há um desempate em flecha única, vencendo quem chegar mais perto.
Aqui uma versão hardcore: os atletas poderia iniciar a 70m (são 50m na competição). um do outro. O melhor rankeado atira primeiro, podendo dar um passo a frente se quiser depois do tiro. O outro responde. Não é permitido recuar. O primeiro a pedir penico, perde.

De lá, segui para o Parque Olímpico ver Esgrima. É o mais cordial dos esportes, levando-se em conta que o objetivo é enfiar uma ponta de metal no adversário. Acompanhado do irmão Markus Runk, experiente atleta da esgrima, fui ver as semi-finais e finais. Ele me explicou tudo.
Na categoria espada, vale tudo: qualquer toque é ponto. Há toque duplo, o que torna o jogo dinâmico. Sim, chama-se "jogo". São até 3 rounds de 3 minutos, com intervalo de 1. Quem fizer 15 pontos vence. Se empatar em 14, a pontuação dupla deixa de valer. 
E que final !!!

O coreano, único destro entre os semi-finalistas, virou um jogo perdido que estava 14-10. Gostei, porque a torcida do húngaro estava torrando meu saco com o barulho. Postarei o video mês que vem, se estiver ok.

Jantamos no Hell's Burguer, uma mistura de costela com carne de porco, acompanha de, percebam a sutileza, geléia de bacon. Divino.

Nenhum comentário:

Postar um comentário