sexta-feira, 21 de setembro de 2012

Viagem a Grã-Bretanha (12)

Amigos, ficou corrido.
Vou resumir dois ótimos dias em uma só postagem.
Ontem fizemos dois passeios em Glasgow. Pegamos metrô, que é incrivelmente simples e pequeno: tem uma linha única circular, com 3 vagões em cada trem, onde cabe menos gente que um ônibus paulistano. O operador para o trem na estação e abre uma janela para ver e todos os passageiros entraram ou saíram em segurança. É sério. Definitivamente, as pessoas que reclamam tanto do metrô de São Paulo precisam viajar um pouco pelo mundo.
No primeiro passeio, fomos ao Glasgow Science Center, um museu de Ciência. Passeio médio, pois perdemos mais tempo do que valia a pena.
De lá fomos para o centro, onde esbarramos em uma filial da Forbidden Planet, a original. O Leal quase morreu vendo o acervo dos caras.
Daí fomos para a Glasgow Cathedral. Ela homenageia São Mungo. É sério. Mesmo. Depois as pessoas me perguntam por que eu fico tirando barato dos cristãos...
Ainda deu tempo de passear em volta do centro histórico antes de comer. Não lembro o nome do lugar, mas mandei ver um hamburguer local. Saboroso, mas tinha pouco queijo: bárbaros !

Hoje acordamos já de saída da cidade. Tomamos o sofrível café da manhã com bacon muito salgado e cereais estranhos. Busquei minhas roupas na lavanderia e estava tudo em ordem. A chuva não atrapalhou, pois era perto. Elegi o Leal como motorista do dia e fomos em frente.
A primeira parada foi o Bothwell Castle. É um castelo do século XIII bastante destruído. Mas tem uma história muito interessante e o atendente era um enorme barato. Ele contou uma parte da história do castelo assim:
- Estava tudo em paz quando aquela maldito do Edward the Longshanks resolveu nos atacar. Ele pegou o castelo para ele, mas o Mel Gibson o recuperou logo depois em 1296. Outra guarnição inglesa atacou de novo em 1297, mas o Mel Gibson nos ajudou de novo no mesmo ano.
De lá seguimos, sob chuva constante para a Melrose Abbey. É uma abadia do século XII que está em ruínas lindamente preservadas. Um espetáculo de atmosfera, história, conhecimento, cultura, arquitetura, engenharia e o que mais você quiser enumerar. Talvez tenha sido o melhor passeio até agora na viagem.
Com um pouco mais de estrada e chuva, passamos pela Kelso Abbey. Muito mais destruída que a anterior, restou pouco para se ver. Mas pudemos ter ideia da grandeza que ela um dia teve. Ah, sim, estava chovendo ali também.
Seguimos até New Castle Upon Tyne, onde nos hospedamos em um hotel com pub. Eu até queria ir no pub, mas abusamos no jantar (KFC) e faltou espaço na barriga. Errei.

2 comentários: