domingo, 9 de setembro de 2012

Viagem à Grã-Bretanha (2)

Olá, amigos.
Depois de cerca de 10 horas de sono, acordei com sono. É sério. Mas pelo menos não tenho qualquer problema com o (con)fuso horário. O café da manhã foi muito bom: pães, geléias, torradas, cereais, chocolate quente, 2 ovos fritos. Comi bem.
Havia dois planos, mas como havíamos acordado cedo, optamos pelo mais longo. Pegamos o ônibus 27 até a estação Haymarket de trem e de lá fomos para Stirling, visitar o castelo local, de trem. Uma confusão de estações nos fez acelerar o passo até a estação, e entramos no último instante na plataforma sem passar o bilhete recém comprado pela catraca, uma gentileza do guarda escocês que entendeu nossa situação sem pedirmos nada. 
A viagem de trem foi uma paz só, com direito a ver o elevador de barcos em Falkirk, onde voltaremos em alguns dias. Na saída, tem esse estranho hábito dos ingleses de se usar o mesmo bilhete para poder sair da estação. Depois descobri que a perda do tal bilhete gera uma multa de 20 libras e o pagamento da tarifa outra vez. 
Caminhamos por Stirling até a igreja Church of the Holy Rude, onde ficamos uns 20 minutos fotografando e vendo curiosidades. De lá seguimos para o castelo, o primeiro de minha vida. 
Pagamos 13 libras pela entrada, com direito a um susto. Meu cartão de débito recusou a senha que coloquei ontem em um caixa eletrônico (com direito a teclar duas vezes para confirmar a troca). Tô com medo de travar essa budega e, isso sim, vai dar em bosta. Amanhã voltei ao mesmo caixa e vou sacar libras em grana por via das dúvidas.
Almoçamos lá mesmo. Peguei um peito de peru com legumes, muito bom. 
Hoje descobri a diferença técnica entre um palácio e um castelo. O último é uma coleção de construções mutuamente protegidas, em geral com muralhas. Um palácio pode ser uma construção de um castelo. Se você leitor, já sabia, sorte sua.
O Castelo de Stirling tem diversas construções com elevado grau de reparos e modernizações. Busca-se manter o estilo, mas com materiais mais modernos. De todo modo, pudemos ver muitas estruturas originais, ou pelo menos tão originais quanto os reparos históricos de séculos recentes. Os corredores são muito legais de andar, cada qual sem o menor padrão de construção. Idem para as portas e janelas. Há alguma tapeçaria restaurada ou composta por réplicas. O local ainda tem um prédio em homenagem ao exército escocês, onde comprei a lembrança para minha irmã. Como ela não lê esta budega mesmo, é uma miniatura do William Wallace. Vimos os muros, locais de instalação de canhões, postos para arqueiros, portão principal, cozinha e tapeçaria (onde eram produzidas roupas e tapetes também). Gostei muito, mas esperava algo mais arqueológico e menos turístico. Mas sem mágoas.
Tentamos ir ao National Wallace Memorial, mas não ia dar tempo. Ainda vimos uma coisa meio estranha para um domingo à tarde: uma barbearia aberta e uma loja da Games Workshop fechada. Vai entender... Seguimos para a estação de trem e voltamos para Edimburgo. De volta, caminhamos um pouco até comermos no Nando's: frango e pimenta, não necessariamente nessa ordem. O Leal definiu como pimenta temperada com frango. Aviso aos amigos para nunca permitirem, por ação ou omissão, que o Leal chegue perto de pimenta. Em nome da simplicidade e bom gosto, peço que aceitem minha palavra neste assunto.
Antes de comermos, fiz um passeio obrigatório para mim: visitar um supermercado. Não pelas compras, mas para ver o que este povo come. Achei os vegetais lamentáveis, conforme esperado. Há refrigerantes variados, assim como chocolates. Muito espaço para lanches prontos e área de padaria nos moldes dos supermercados brasileiros, embora sem o famoso pão francês.
Na volta, ônibus 10 nos levou de volta, onde precisamos pagar sempre em valores exatos (4,20 libras pelo trio), pois não existe o conceito de troco no ônibus. 
Ainda não comentei muito do hotel. Embora tenha o pomposo nome de Grand Hotel, é uma casa de 3 andares sem elevador e 10 quartos. Nenhum quarto é igual aos demais. Temos wifi, mas só os fortes a usam com facilidade. E só, mais nada. Talvez por isso custe apenas 30 libras por pessoa por dia (110 reais).

2 comentários:

  1. Esse negócio da Games Workshop fechada me lemrba o comentário de um camarada meu que retornou da Espanha recentemente. Segundo ele, na hora da siesta, TUDO fecha por lá, principalmente restaurantes...

    ResponderExcluir
  2. Oi. Só pra avisar que eu li! hahaha Curte aí! Bjs

    ResponderExcluir