segunda-feira, 15 de outubro de 2012

Quando a corporação acerta

Amigos, já termino meus relatos da viagem. Mas este assunto passou para frente.
No dia 11, ainda lá em Londres, resolvi acessar meu cartão AMEX para ver a quantas andava a fatura. Dei um pulo quando vi os valores da fatura fechada. Mas o susto virou raiva em apenas 3 décimos de segundo. Na fatura constavam duas passagens da Gol que jamais comprei na minha vida, faturadas dia 01/10. Na fatura em aberto, mais duas passagens, desta vez pela Trip. Valor total da fraude: R$ 3.673,87.
Eu estava em Londres, não ia fazer uma ligação internacional para isso. Mandei um email. Em seguida, por volta das 16h (de Brasília), entrei no atendimento via chat e aguardei brevemente pela minha vez.
A moça, de nome Katiuscia (acho que tinha algum y...) fez as perguntas básicas e iniciou o protoloco de compras não reconhecidas. Neste momento, o sistema da AMEX caiu e eu perdi o acesso às fatura aberta e fechada. Explique a ela o caso com os dados que tinha de cabeça: eram companhias aéreas, era tudo entre dias 01/10 e 02/10 e os valores aproximados.
Depois de confirmar meus dados, ela entrou da minha fatura e foi me passando os valores detalhados do que estava fraudado. Ela entendeu o meu questionamento, fez todo o necessário para localizar os dados e confirmou via chat um por um comigo. Isto feito, formalizou a queixa e pediu um prazo de 30 dias corridos para análise.

No dia 12 pela manhã (ainda madrugada no Brasil), entrei novamente no site e olhei o extrato em aberto. Já constava o extorno das passagens da Trip. Na verdade, os valores estavam meio estranhos, mas eu conferi as contas hoje (15/10) com ajuda de um atendente por telefone. Ao contrário de estranhos, estavam completamente corretos. A Trip levou menos de 12 horas para confirmar a reversão dos valores.

AMEX e Trip acertam nessa. Reclamo do que é para se reclamar e elogio o que se deve elogiar. Ambos ganharam pontos no ranking Asimovia de seriedade e profissionalismo.

2 comentários:

  1. O que, e nada da Gol?

    Em relação à fraude com cartão de crédito, até hoje eu não tive problemas em estornar compras fraudadas. Tenho mais trabalho em impedir meu cartão de ser clonado geralmente, mas meu perfil de gastos é bem típico (descobri isso durante meu tempo no Santander, passei uma semana com a célula de prevenção à fraudes deles).

    Falando nisso, o quão bem aceito o AmEx é nos States?

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  2. Usei o AMEX sem problema algum tanto nos States quando no UK.

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