quarta-feira, 19 de fevereiro de 2014

Menos que uma Fuinha Morta

Quando meu celular Motorola Defy se mostrou um lixo, tomei a decisão de trocar. Isso foi em setembro do ano passado. Obviamente eu não iria para a Motorola novamente. Apple também não é opção, até que eles terminem (e não há perspectivas disso) uma série de políticas que muito prejudicam o consumidor como obsolescência programada, restrição de acesso à bateria e afins. A Nokia, que tem um lugar especial no meu coração, está perdida e o momento do BlackBerry já passou. A dona da bola é a Samsung com o S4.
A qualidade do aparelho nunca entrou em discussão, mas a assistência dos coreanos já me deixou na mão algumas vezes. Relato:
Tive um gravador de DVD de mesa. Se você não sabe o que é isso, pense no video cassete e entenda que ele faz a mesma coisa, com DVD em vez de fita. Fazia, até quebrar...
Levei na assistência técnica autorizada que fica no Campo Belo. Deixei o aparelho lá, depois de esperar 2h para ser atendido e aguardei o retorno. Dias depois, me ligaram avisando que não sabiam qual era o problema, o mesmo que eu relatei ao fazer a entrada da OS. Mais dois dias, e me ligam dizendo que não foi encontrado nenhum defeito e que eu poderia retirar o aparelho. 
No sábado seguinte, afinal os caras fecham em horário impossível de ir para quem trabalha, passei mais 1h40 de fila para o atendente me dizer que acharam o problema no fechamento do aparelho. Muita raiva.
Na semana seguinte, terça-feira, ligam novamente perguntando qual era o problema. Juro, amigo leitor. Expliquei de novo e, na quinta-feira, confirmam que o aparelho estava pronto. Você notou que não teve uma fase de aprovação de orçamento? Pois é...
Lá fui eu sábado buscar a peça. Estava funcionando e não me cobraram nada. Vai entender...
De todo modo, não importa: seis meses depois quebrou de novo, e de vez. Busquei outras autorizadas e todas me deram a mesma informação: a peça não é mais fabricada.


Você confia em uma assistência técnica dessas? Nem eu.
Mas no fim, acabei comprando sim o S4. E, claro, acabou de dar problema. Alguma coisa relacionada à bateria ou ao sensor de carga. O bichinho meio que perde o sinal da carga, desliga e não consegue ligar novamente. Com uma mísera carga de 3 minutos ele acha a carga e volta a ligar. Desde de, claro, você tenha como dar essa carga de 3 minutos. Sentado no vagão do metrô não rola...
Levei na assistência dia 12 último. Pediram 3 a 7 dias úteis de prazo. Estava indo tudo bem até o burro agudo aqui avisar que o aparelho é importado. Devia ter ficado quieto. Começou a burocracia: queriam que eu levasse a nota fiscal, a mesma que ninguém informa que você precisa levar. Pedi para abrirem a OS, e eu ficaria obrigado a levar a nota fiscal para retirar: não podia. Não entendo MESMO esses "procedimentos". No fim, venci de modo peculiar: ao explicar que comprei o bichinho pela Amazon e que tudo que eu faria em casa era acessar o site, consegui acessar ali mesmo e imprimimos o pedido. A conclusão foi que não apenas eu sou o comprador legítimo do aparelho, como ele ainda está na garantia. E, como tal, tenho direito a receber o aparelho consertado em casa, sem custo. Lindo.
Daí eles erram de novo, pois sempre tem espaço: a atendente me avisa que pode ser necessária uma limpeza de memória. Até entendo, mas é tão custoso assim eles mesmos gerarem um backup do aparelho antes de arrumar?
Passada uma semana, achei que era hora de ligar. Não que tivesse passado o prazo, mas fiquei curioso. Pra que?
Pela manhã, ninguém atendia. Na hora do almoço, mesmo problema, mas desta vez eu tinha 30 minutos. Foram umas 10-12 ligações: toca e ninguém atende. Fui para o site nesse meio tempo, e acho o atendimento via chat: não completa o ciclo para abrir a conversa. Ainda no site, um link para você pedir informações sobre aparelhos em assistência: o sistema requer um cadastro que não tem como ser completado.
Comecei a variar o número ligado, para escapar de um possível PABX com problemas. Fui tentando os finais 01, 02... No 09 alguém atende, para meu susto. A moça era da Samsung mesmo e disse que me transferiria para o setor. Pergunto pelo ramal, para evitar perder a ligação, e eram os números 01 a 06. Ou seja, eu liguei para todos e ninguém me atendeu



Só então a coisa andou. Consegui falar com uma moça que afirmou que meu aparelho foi enviado ontem (18/fev) para minha casa. Passou o código de rastreamento do correio e, segundo este, foi entregue em casa hoje. A conferir.
Tecnicamente, os caras são bons. Ao menos parecem ser. Mas se comunicam menos que uma fuinha morta.

6 comentários:

  1. Apenas três comentários:

    1) Eu não compro Apple pelo mesmo motivo que evito celular Android: nada NO MUNDO me irrita mais que os fanboys deles;

    2) Estou há mais de um ano com um Nokia Lumia 820. Juro, desde o N95 que eu não tenho um celular tão bom. E o fato dele ser Windows (o que é ofensa mortal para fanboy de Linux/Android e da Apple) é um bônus e tanto. Lógico, a interface dele é limpa, sem aquele mundo de frescuras que o iOS e o Android permitem, mas cá entre nós: para quê eu vou querer uma animação no swap de tela que não faz nada fora comer memória do aparelho e aumentar o risco dele dar pau?

    3) Samsung é e sempre foi loteria. Explico: a Samsung tem uma linha diversificada demais, o que faz os componentes deles variarem desde muito bons (mas não os melhores) até no mesmo nível de qualidade de um xing ling genérico. Sem falar que eu acho incrível a lista de bugs conhecidos da Samsung incluir coisas como "o S3 tem um problema que causa aquecimento demasiado de um setor específico do aparelho, o que destrói com o cartão de memória" e muita gente achar isso lindo.

    Em tempo: não querendo defender a assistência técnica, mas fazer backup de celular, quando falamos de limpar a ROM dele, não é algo tão simples assim. Primeiro porque pode ser algo na memória dele que está causando o problema (tipo aquele aplicativo que você instalou porque era bonitinho) e honestamente não dá para saber (vai, até dá, mas precisa de skill de desenvolvedor). E segundo porque, depois da lei da Carolina Dieckman, é mais fácil apagar tudo do que correr o risco de levar a culpa se as suas fotos pelado acabarem na rede. Ou ter cliente reclamando que você restaurou tudo menos a maldita foto do filho do primo da vizinha tirada na Praia Grande em 1982 (eu trabalhava com backup de perfil de usuário no Santander. Tem poucas coisas piores).

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    1. 1) Gosto do Android pois as caraterísticas dele me interessam. Mas não acho que seja fanboy, estou mais para cliente fidelizado.
      2) Tem alguma coisa no Windows Phone que não me agrada. Não sei explicar.
      3) Anotado
      3b) Pode não ser simples, mas poderia ser oferecido. Talvez cobrado. Às vezes, o usuário não teve tempo de fazer o backup antes do celular se atirar em uma poça d´água, por exemplo.

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  2. Respostas
    1. Em relação à marca. nada. Tive e tenho diversos eletrodomésticos dele, com baixíssimo nível de problemas. Mas estou acompanhando um celular LG com a namorada, e ela não está nada satisfeita com o aparelho.

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  3. Bom, interessantemente celulares tem uma característica em comum para quase todas as marcas: eles não são constantes. Explico: Samsung é bom OU um lixo dependendo do modelo. Isso vale para LG, Sony e até para a Motorola (principalmente para a Motorola na verdade).

    Peguemos a Samgsung por exemplo. Sem consultar os fóruns de celulares que eu normalmente pesquiso, lembro que não conheço uma pessoa que fale mal do Galaxy S2 (em especial do S2 Lite). Mas não conheço UMA que fala bem do S3.

    LG eu conheço poucos modelos dos quais ouvi falar bem. Mas tb nunca ouvi ninguém falar mal da linha Nexus, até por ela ser O modelo de eleição do Android antes do Google comprar a Motorola.

    A Motorola mesmo, falando de smartphones, fazia tempo que não acertava. Aí saiu o Moto G, do qual eu tenho ouvido falar muito bem (desde que vc não seja usuário que gosta de ficar mexendo no kernel para customizar, quero dizer).

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  4. E antes que eu esqueça: esse é o motivo de eu adorar a Nokia. Sempre sei o que esperar dos celulares deles. Nunca tive um celular Nokia que não fosse pelo menos bom, e o N95 e o Lumia 820 são os dois melhores que eu já mexi (preciso mencionar que o "todo poderoso" iPhone só foi ter uma câmera melhor que a do N95 se não me engano no 4S?).

    De mais a mais, como disse um amigo meu (que aliás adora Linux, e por tabela, Android) o Windows Phone tem uma interface sem frescura, sem lero lero, simples e direta. E por isso mesmo, MEGA rápida.

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