segunda-feira, 31 de março de 2014

15 anos

Há quinze anos, estreava nos Estados Unidos um filme que deveria ter passado batido. Não fosse o tiroteio em Columbine High School exatas 3 semanas depois, acredito que teria passado. Olhando os valores de bilheteria, de certa forma passou sim. O filme rendeu 171,5 milhões de dólares nos EUA e 463,5 mundialmente (somando os EUA), sendo a 5a maior bilheteria do ano. Hoje, qualquer filme que renda isso é considerado fracasso em alguma escala. Ocupa atualmente a posição #200 no ranking de maiores bilheterias de todos os tempos, de acordo com o site Box Office Mojo
Se o texto até aqui não te permitiu identificar o filme, a imagem a seguir certamente permite.


Matrix é certamente um filme marcante. Não é genial, não é tão inteligente quanto alguns gostariam que fosse, tem um interlúdio em fundo branco (para não distrair o expectador burro médio) para explicar, como um tutorial para uma criança de 6 anos o que é a tal Matriz. O parágrafo final é "A matriz é...". 
Conheço montes de pessoas que não entenderam nem assim.
Matrix tem o conceito nada inédito de que a realidade que você vê e percebe não é real, é fabricada. Tem certa proximidade com as histórias de distopia tão interessantes que vemos por aí. 
Matrix usa um visual agressivo, todos usando roupas pretas coladas. Até a atriz Carrie-Ann Moss, que é uma mulher bem média, ficou uma delícia no filme, e deve ter gerado sonhos molhados em muitos adolescentes.
Matrix tem lutas, tiroteios e perseguições de carro. Nada que não tenha sido visto aqui ou lá. A perseguição de carro em Bullitt (de 1968 !) é melhor, qualquer filme chinês tem lutas melhores. 
Os personagens de Matrix tem superpoderes, já que podem dobrar a simulação e suas leis. Mas sem dúvida todos juntos apanhariam do Batman. 

Então o que fez Matrix dar tão certo? 
Pessoalmente, acho que foi a combinação. O ajuste das coisas, o tempero, a dose, o ritmo (este sim, algo raro de ver). Até hoje citamos Matrix em diversas conversas. Compara-se lutas com as de Matrix. Compara-se roupas, visuais, poderes a Matrix. Ainda se debate a existência dela. Ainda chamamos um segurança de Agente Smith. 
Ficam aqui minhas felicitações por um filme tão interessante, divertido, cativante, inteligente, questionador, e atraente. Tão bom que poderia ter uma continuação um dia desses.
Poderia.

---

Complemento de postagem
Escrevi este texto com antecedência, mas preciso completar que, neste domingo, dois canais passaram o filme, em sequência. Vi boa parte da transmissão da Warner. Confirmei o que tinha escrito aqui.

2 comentários:

  1. Concordo que Matrix é um daqueles filmes que, sem motivo nenhum, virou clássico (como aliás Robocop, Terminator, Curtindo a Vida Adoidado...).

    Mas há uma correção: eu não sou especialista em filmes (você tem uma amiga melhor do que eu nisso) mas se não me engano as cenas de luta de Matrix tem algo de inédito no Bullet Time (ou no uso que fizeram dele). Logo ele tem algo que chama a atenção por nunca ter sido visto num Blockbuster.

    De mais a mais, seu comentário sobre filmes que rendem "apenas" por volta de 450 milhões serem considerado fracassos depende de um parâmetro para ser válido: quanto ele custou. A maioria dos Blockbusters hoje custam por baixo mais de 100 milhões (The Avengers custou mais de 200).

    Matrix custou 63 se não me engano. Dá para considerar isso um sucesso. ;)

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. De fato, eu poderia ter me expressado melhor. Por isso os comentários são tão importantes...
      Matrix foi, sim, um filme lucrativo na época. Faltou mencionar isso.

      Excluir