quinta-feira, 20 de março de 2014

Infância Sepultada

Posts nostálgicos tendem a ser tristes. Este não será exceção. Mas prometo não destilar veneno ou ofender ninguém, pelo menos hoje. 
Amigo leitor, acompanhe o primeiro grupo de fotos a seguir:

Aquaplay Basquete

 Aquaplay Aquário

Ferrorama XP-300 

  Helicóptero do Falcon

 Jipe de Combate do Falcon 
  Genius
Merlin


Conhece algum deles? Provavelmente sim, provavelmente mais de um, possivelmente todos.
E quanto a estes três, que eu ainda tenho até hoje:

Detetive 

Banco Imobiliário Junior 

Leilão de Arte

Em nota paralela, meu Detetive está com a caixa um tanto amassada por um acesso de fúria do meu pai. Ele ficou puto porque... a minha irmã estava fazendo escândalo! Note que o jogo era meu, não dela. Enfim, é um retrato da minha infância: ser culpado pelos erros dos outros. Isso explica muito minha opção por trabalhar em Auditoria.
Guardei meu xodó para o final:

Autorama

Amigo leitor, eu sou incapaz de estimar a quantidade de horas que passei com ele. Tenho até hoje e, embora não tenha usado, está operacional. Tenho 2 caixas com pistas extras, e há uma probabilidade disso não caber montado na minha sala. Não conservei como seria capaz de fazer hoje: eu era outro cara, menos consciente de certas coisas. 

Bem.... Todos esses brinquedos têm duas coisas em comum: eu tive todos e todos foram fabricados pela Estrela.
Eis que vejo hoje fotos no site São Paulo Antiga do estado em que está a antiga fábrica da Estrela, em Guarulhos. Nem sei se posso fazer isso, mas seguem algumas delas:







É de partir o coração. 
Que fique claro que não estou culpando a empresa pelo estado em que está o prédio. Segundo soube, nem é mais dela. Não estou apontando o dedo para ninguém na verdade. 
O cenário fica ainda pior quando cito que meu pai trabalhou ali por 11 anos, entre 1980 e 1991, ou seja, entre meus 6 e 17 anos. Não fica muito mais marcante do que isso, e explica em boa parte meu acesso desproporcional aos brinquedos da marca.
Termino apenas dizendo que esse tipo de coisa não poderia acontecer. E fosse caso isolado, menos mal seria. Mas os pavilhões dos Matarazzo, antiga fábrica da Ford, Cine Comodoro, Edifício São Vito... 
Enfim, estou triste. Só isso.














Um comentário:

  1. pois fico triste descarregava tintas na decada de 80 exatamente no ano 1985 fico muito triste de ver este predio abaandonado mes traz recordaçoes

    ResponderExcluir