sexta-feira, 7 de março de 2014

Onde os fracos não tem vez

Título chamativo e tendencioso, admito logo na primeira linha. Mas chegarei ao ponto eventualmente. Chamou a minha atenção matéria no UOL / Folha de São Paulo sobre a festa do cantor/produtor/agente/personalidade Latino. Segue link. Ao contrário deste post, o título da matéria é muito bom e resume o problema muito bem: Latino pode ser multado em R$ 37mil por bloquear sinal de celular em sua festa. Não estou insinuando que Latino seja um pobre e oprimido, apenas peço paciência para me explicar. Mas tudo a seu tempo.




Falando em tempo, isso é uma medida do nosso tempo. O sujeito vai gastar 7 dígitos no casamento. Ok, problema dele. Daí vai pedir para que as pessoas não usem celulares durante a festa, que deverão ser deixados na chapelaria da mesma. Um tanto impositivo, não? cantor/produtor/agente/personalidade justifica, dizendo que alguns convidados se excedem nas festas e fotos podem ser publicadas para arrependimento geral posterior. Arrependimento de quem postou ou de quem foi postado? Ambos, creio.
Isso mostra a conjugação de falta de noção ao beber, falta de noção ao conectar, sinal de internet onipresente e paternalismo por parte do dono da festa. Sim, amigo leitor, o brasileiro é paternalista pacas: protege demais e é protegido demais. Talvez isso explique, ao menos em parte, a infantilidade das pessoas hoje em dia.


A Anatel intervém: não é permitido esse tipo de expediente. Promete multar o responsável em 5 dígitos. O mesmo responsável que gastará 7 na festa e pode, financeiramente, se lixar para isso.
Para começo de conversa, eu queria bloqueadores de celular em cinemas e teatros. E quero agora. Já que a falta de educação é generalizada, que a tecnologia me ajude. Não pode, diz a agência. Até entendo a não-podância, na medida em que um sujeito não deveria ter o direito de fazer isso arbitrariamente, e pode afetar a vida de quem está no entorno da festa sem dela participar.
Mas onde está a Anatel para punir as operadoras de TV a Cabo pelas vendas casadas? Cadê o sinal 4G no país inteiro, e não apenas em 12 específicos estádios de futebol? Cadê a TV Digital com multi-programação?
Na hora de enfrentar as corporações, a Anatel mostra a coragem de um chiuaua acuado, não? Neste contexto, sim, Latino é o fraco que está sendo ameaçado e pode ser punido, não sem razão, quando gente grande faz coisa muito pior.

2 comentários:

  1. Honestamente, como sempre tem a regra do "ninguém é obrigado a ir na minha festa se não quiser, mas se quiser a regra é essa" eu não acho que o Latino esteja errado. Ele poderia até ter usado o que eu acho que é o argumento de verdade:

    "Eu vou vender as fotos do meu casamento a peso de ouro para a Imprensa, logo não quero ninguém tirando foto e filmando meu casamento, porque ou outra pessoa vai ganhar dinheiro com o MEU casamento ou essas fotos vão fazer o valor das minhas cair."

    Penso o mesmo de "rolezinho em shopping": o shopping não é obrigado a aceitar, e nada tem a ver com espaço físico. Mas isso eu comento outro dia.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Na real, eu concordo contigo!
      O problema está no uso "civil"de um equipamento restrito, apenas.

      Excluir