terça-feira, 20 de maio de 2014

Bom Senso ?

Não é nada raro em nosso Brasil vermos greves das mais variadas categorias. Metalúrgicos, professores, motoristas de ônibus, profissionais de saúde... faça sua escolha. O grau de truculência, relevância, pauta de reinvindicações e até o apoio que recebem da mídia e da população ocupam um espectro amplo, para dizer o mínimo.
Sem nos apegarmos a detalhes excessivos ou exemplos específicos (ainda), uma delas, que nem é tão frequente, é a de contratação de mais pessoas para executar as tarefas da classe em questão. É como policiais pedindo, entre outras coisas, por mais policiais, metalúrgicos por mais metalúrgicos, professores por mais professores. Observe-se que essa reinvindicação pode ou não ser legítima: a classe pode ter razão ao querer desafogar a carga de trabalho ou pode apenas querer mais moleza e aumentar sua capacidade de negociação sindical. Não estou discutindo isso.
Mas independente de ter ou não razão, é algo que parece lógico de se pedir em alguns casos, talvez muitos, possivelmente todos.
O amigo leitor me acompanha até aqui?
Mesmo que pulverizemos o caso até um indivíduo, isso continua sendo lógico. Pensemos em um estoquista de um supermercado. Ele pode ir ao chefe e conversar, alegando que não dá conta do serviço. Qual das opções abaixo parece mais razoável, até do ponto de vista dele, para falar?
- Chefe, não estou dando conta do serviço. Preciso de um ajudante.
ou
- Chefe, não estou dando conta do serviço. Vamos deixar de vender produtos de limpeza?
ou 
- Chefe, não estou dando conta do serviço. Vamos fechar mais cedo, assim vende menos e eu consigo repor tudo?
Meio bobo de responder, certo?

Bem... o amigo leitor sabe de minha admiração pelos esportes americanos. Atualmente corre solta a temporada do baseball e observo na tabela que os times jogam praticamente todos os dias. A temporada regular tem 163 jogos, e não inclui os playoffs. Não é exagero, portanto dizer "praticamente todos os dias". No último dia 16, os Yankees receberiam os Pirates em casa, mas o jogo foi adiado por causa da chuva. A partida adiada aconteceu no dia 18, no mesmo dia de outro jogo dos mesmos times! Cada time venceu uma. É muito jogo, amigo leitor.
E você acha que foram os mesmos jogadores? É evidente que não, ninguém aguenta um ritmo desse, até porque eles também jogaram no sábado 17. 
Mas como assim?!
Cada franquia tem uns bons 3 times montados para suportar a temporada. O time A da franquia joga hoje e já viaja para o próximo compromisso, enquanto o B da mesma franquia joga amanhã. Não se trata de uma separação hermética, mas é preciso ter mais jogadores se você quer ter mais jogos. 

E daí chego ao movimento do Bom Senso Futebol Clube. Em essência, eu apoio a valorização e o respeito ao atleta. Mas será que menos jogos é a resposta? 
Será que eles não deveriam estar pedindo por mais jogadores no time? Será que eles não deveriam estar pedindo por um limite de 50 partidas anuais por jogador, independente de quantas vezes o time jogue?
Isso reduziria a carga de trabalho individual sem reduzir a quantidade de jogos. Não seria esse o caminho do verdadeiro bom senso? Ou será que os atuais atletas temem perder espaço, dividir atenção com mais atletas e eventualmente verem seus ganhos encolherem?
A se pensar.

Um comentário:

  1. A ideia até faz sentido, mas não vejo isso acontecendo em lugar nenhum, seja na desorganização total brasileira ou na semi-organização dos europeus. Lembremos que mesmo os clubes mais ricos do mundo possuem dívidas absurdas, e pagar salários astronômicos para mais jogadores e comissões gigantes para mais agentes e intermediários não parece ser a solução no caso. Presumo que o baseball norte-americano seja mais estruturado e rico para permitir esse tipo de sistema, além de não ser tão corrupto, tão sujo.

    ResponderExcluir