quarta-feira, 14 de maio de 2014

Tolerância e respeito

São duas palavrinhas lindas de se falar e defender, mas difíceis de praticar, não amigo leitor?
Nos tempos atuais, são assunto corriqueiro até em mesa de boteco. Não passa um mês sem algum episódio de racismo ou homofobia tomar conta dos noticiários por pelo menos 15 minutos (sim, isso é muito hoje em dia). Também temos a defesa de outras minorias (?!) como mulheres, idosos, crianças, animais. 
Já quer me parecer que, por mais que a prática deixe um tanto a desejar, a teoria já está bem fundamentada. Racistas e homofóbicos estão sendo lentamente (não tão lentamente assim, para ser honesto) colocados de escanteio. Ninguém mais conta piada racista em uma mesa hoje em dia. As piadas homofóbicas seguirão o mesmo destino. Dentro de uns 20-40 anos, restarão apenas em clínicas para idosos, onde poderão resmungar emburrados o dia inteiro coisas como "no meu tempo não era assim", sem saber que dividem o quarto com um homossexual. 
No entanto, se o viés é positivo no que se refere às grandes questões, no ramo cultural o caminho é o inverso. Acompanho pelas redes sociais um crescente ranço das pessoas para com os gostos e preferências de lazer dos outros. As imagens publicadas tem apresentado acidez crescente contra diversos formas de lazer e cultura. Separei algumas:




*Não gosto do Michel Teló, do Justin Bieber, do Restart nem do Big Brother Brasil. Gosto de Copa do Mundo. Só para deixar claro. 

Há outros, apenas para ilustrar quem tem sido achincalhado nas redes sociais, longe de ser uma lista completa:
- funk
- futebol em geral
- Crepúsculo
- Harry Potter
- figurinhas da Copa (o que gerou este post)
- Anita
- One Direction
São todas formas de lazer e cultura. Nada que vá mudar o mundo, nem destruí-lo. A primeira vez que notei isso foi alguns anos atrás, quando uma série de tv que eu gostava foi cancelada nos EUA. Vi comentários de gente feliz pelo cancelamento. Perguntei o porquê dessa alegria e a resposta era que a série era ruim. Disse que eu gostava e que se a pessoa não gosta basta não ver e a resposta foi "bem feito, se fodeu".
"Bem feito".
Diz aí, amigo leitor, qual é a alegria que gera uma forma de cultura qualquer deixar de existir. Por acaso são essa formas de lazer e cultura, ditas inferiores, que tornam as pessoas piores, mair burras, menos cidadãs? O mundo vai ficar melhor sem o Big Brother Brasil, o Ratinho ou a novela das 9? 
Não, não vai. Não é o BBB que emburrece ninguém, se é que é gente burra que o assiste (tenho minhas dúvidas). Aliás, cultura e lazer não são indicativos de nada além de preferências por cultura e lazer. São reflexos, não causas, das características que temos. Assim como um sujeito que lê 38 livros em um ano não é necessariamente melhor do que eu. 
Pessoalmente não gosto de funk, de Crepúsculo, de BBB, de sertanejo e não coleciono figurinhas. Grande coisa eu não fazer nada disso. Faço outras que muita gente pode achar estúpido: jogo RPG e tabuleiro, vejo automobilismo, treino Kung Fu e vejo séries de tv. Grande coisa a opinião delas também.

Que tal, então simplesmente você fazer o que gosta e parar de criticar a diversão do outro? A não ser, claro, que sua diversão seja ser chato.



5 comentários:

  1. BBB -> usa uma rede pública de transmissão, deveria existir um mínimo de incentivo cultural lá (na rede Globo) principalmente que o apelo parte de parte dos expectadores da própria telinha e o motivo da manutenção (pelo que eu ouvi, é meramente comercial em relação a verba dos anúncios) e que a própria audiência já caiu faz tempo.
    Copa -> estão sendo gastos RIOS de dinheiro público, no mínimo deveriam ter feito um plebiscito antes de se proporem a sediar o evento (para ver se realmente havia apoio da população) daí, poderíamos discutir se as reclamações tem algum fundamento ou não.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Sobre o BBB, embora todos os pontos que você apresentou estejam corretos, você está sendo casuística aqui. Tudo que você disse não vale também para o Faustão, a novela, o Zorra Total e o programa da Fátima Bernardes? Por que só o BBB apanha então? Concluo esta parte comentando que meu ponto não está no que a Globo passa ou deixa de passar, mas no sentimento de "eu sou superior a você por não ver isso" que vemos em quem critica o lazer do outro.
      Sobre a Copa, entendo que deveríamos ter plebiscitos e referendos sobre dezenas de coisas, não apenas a Copa. Ontem eu estava lendo que as despesas com a Copa são menos de 1/3 com o que se gastou/gastará em 2014 com o uso de usinas termoelétricas no Brasil por erros de planejamento em nossa matriz energética. E no caso da Copa, o estádio pelo menos fica em pé, o carvão e gás queimados não tem retorno algum. Isso não é muito pior ?

      Excluir
  2. Bom, tenho minha opinião sobre BBB, funk e coisas afim: quem produz está preocupado com grana, logo de isso gera grana eles estão certíssimos em continuar fazendo. Ponto. Exigir "autruísmo e moral elevada" dos outros é bobagem, só podemos cobrar isso de nós mesmos.

    Mas eu posso estar sendo parcial, ouvi esses dias que RPG aliena e é coisa de quem gosta de fantasiar ao invés de viver a realidade como ela é...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo totalmente com o primeiro parágrafo.
      Quanto ao segundo, você devia avisar a pessoa que ela é quem está fantasiando. Provavelmente você perde a amizade dela, mas honestamente, vale a pena manter essa amizade ?

      Excluir
  3. Norson, não entrei no mérito dos demais programas por que vc citou apenas o BBB (via imagem) mas seria válido para todos sim.
    Sobre o plebiscito e a Copa, o que eu acredito é: se a população tivesse sido consultada e tivesse concordado o poder público poderia em alguns momentos rebater para a Fifa: mas essa parte é problema da iniciativa privada (pex a parte dos estádios). Além disso, em termos de negócios o mercado saberia melhor o que esperar do evento. Para mim um estádio ficar de pé não tem vantagem nenhuma se comparado ao carvão e gás queimados (bem talvez uma, o estádio só causa poluição nos arredores por conta de torcedores mal educados e a queima de combustíveis causa poluição atmosférica...) ou você acha que só porque é construção não gera nenhum ônus por ocupar aquela área nem precisa de manutenção para continuar em pé?

    ResponderExcluir