segunda-feira, 7 de julho de 2014

Copa 60: Holanda 0 (4) x 0 (3) Costa Rica

Talvez o jogo mais emocionante da Copa terminou em 0x0. Terminou nos penaltis o conto-de-fadas costarriquenho, que sai da Copa de cabeça erguida, como quem teve até chaces reais de chegar a uma semifinal.
No entanto, teria sido injusto. Os holandeses foram melhor em campo por grande parte do tempo de jogo. Criaram mais, não apenas tiveram posse de bola, mas chances mesmo. Foram várias defesas decisivas desse incrível goleiro Navas, duas bolas na trave e uma salvada de zagueiro em cima da linha.



Sem estar torcendo por nenhum dos lados, em um dado ponto da prorrogação comecei a achar que a zebra venceria novamente. É quase uma tradição no futebol quando um time cria muito mais chances que outro, mas a decisão chega aos penaltis, esse time perde. 
Mas Louis Van Gaal, técnico holandês falastrão, polêmico e genial, tinha uma inédita carta na manga. Aos 15min40 do segundo tempo da prorrogação, ele substituiu o goleiro titular Cillessen pelo 3o reserva, Krul. Sua missão era clara e simples: pegar penaltis e vencer a disputa.


Bem.. não que o titular não tivesse a mesma missão. Mas aparentemente, o monstro de Hauge era especialista no assunto e lá foi para a disputa. No banco de reservas, uma crise se instalava imediatamente: o Cillenssen chutou todas as garrafas de água que achou pelo caminho. Estava irritadíssimo. Pudera: a disputa de penaltis é o momento de consagração do goleiro, a chance de virar herói nacional.
A estratégia deu certo. Krul pegou dois penaltis, sempre pulou na direção certa, venceu a parada e criou um novo patamar para esse tipo de cenário. Krul não adivinha o canto que o batedor escolheu: ele espera o chute e salta depois. Alto, forte e com braços longos, ele deixa o gol menor. Antes da última cobrança, intimidou o adversário ao ficar dentro do gol brincando com a parte de cima rede sem saltar para isso. 2m44 de altura, apenas com altura e envergadura. Acho perfeitamente válido e honesto o que ele fez. 


Já sugiram versões distintas sobre a reação de Cillissen. Já li que ele estava genuinamente irritado, bem como que foi tudo encenação. Mas o fato é que esse tipo de ação é algo antigo e conhecido em outro futebol, o americano. Lá cada jogador tem sua função bem definida. O kicker entra em campo para chutar, que significa apenas os punts e os field goals. Alguns times chegam a separar essas duas funções. E têm pelo menos 2 reservas para cada. Mesmo no futebol, utiliza-se a figura do cobrador oficial de penaltis, na medida em que a regra não obriga que ele seja cobrado pelo jogador que sofreu a falta. Não acho que o lance deveria ter causado tanta surpresa. 
Mas causou, e é mais uma das histórias desta Copa. Neste momento, estou torcendo por um jogo entre Holanda e Alemanha: quero ver um confronto entre Neuer e Krul. Prefiro que seja sábado, claro...



Nenhum comentário:

Postar um comentário