terça-feira, 20 de janeiro de 2015

Apagou ?

E pensar que quando essas zicas acontecem, eu costumo estar em primeiro da fila com ingresso VIP...
O amigo (e)leitor que já tiver energia em casa ou no trabalho pode este texto. Se a falta de água é culpa do Alkcmin, a falta de energia é culpa de quem, então?
Vamos do começo: ontem houve um apagão seletivo em 7 estados e no Distrito Federal (sempre achei uma frescura não chamar o Distrito Federal de estado). 

foto: Apagão na Paulista, por Antônio Roberto Villa Jr, G1

Segundo informações, o ONS (Operador Nacional do Sistema) optou por desligar seletivamente partes de áreas dos estados e Distrito Federal de modo a evitar um colapso maior. O problema, segundo o ONS foi causado pelo excesso de consumo.
Ok, está fazendo um calor do cão do inferno esses dias. Claramente, 70% do país está sobrevivendo com ar condicionado, e isso consome uma energia brutal. Isso não é culpa do governo, tanto quanto a falta de chuvas também não é (quanto às chuvas, há espaço para algum debate). Mas o que aconteceu ontem tem origem parecida e diferente do problema da água.
A origem é similar sim: falta de planejamento e investimentos. Mas o problema elétrico de ontem foi falta de capacidade de transmissão, não de geração O mesmo problema de capacidade de transmissão que o governo jurou de pés juntos que não aconteceria durante a Copa do Mundo (e de fato não aconteceu) chegou agora. Até nisso somos atrasados... Sim, é chocante.
Por um lado, se (e é um grande se) a capacidade de geração estiver sob controle, eventos como esse não se repetirão tão cedo e nem com tanta frequência. Por outro, toda vez que tivermos picos de consumo como o de ontem à tarde, o ONS viverá momentos eletrizantes.
Esse é o resultado de 12 anos de falta de planejamento e investimentos no setor elétrico. O PT venceu as eleições de 2002 com muitos votos de eleitores insatisfeitos com o racionamento de energia que vivenciamos. Suas cabeças devem estar em curto-circuito agora, perguntando-se como diabos mudar de assunto a esta altura, de tanto que estão apanhando nas redes sociais.
Eu só digo: bem feito. E enquanto isso, a Dilma aumenta mais algum imposto...

Nenhum comentário:

Postar um comentário