terça-feira, 6 de janeiro de 2015

NY - Dia 07: Catedral, Biblioteca Pública, Diamond District, Garment District & Empire State

Segunda-feira, dia útil. Então façamos coisas de dia útil.
  • Catedral
O amigo leitor que acompanha este blog sabe que gosto de visitar catedrais, mesmo sendo ateu ativista. Costumo dizer que o inimigo fez belas obras arquitetônicas.
Não desta vez. Talvez seja pelo fato de ter visitado algumas das mais impressionantes catedrais europeias, mas a Catedral de St. Patrick realmente passou batido por mim. Para piorar, havia andaimes por todo lado, diminuindo ainda mais o impacto que ela poderia ter causado.

Cotação Asimovia: 1 sabre de luz
  • Biblioteca Pública
Na verdade, refiro-me à da rua 42, junto ao Bryant Park. São dezenas de bibliotecas públicas na cidade, mas esta é a mais famosa, por seu tamanho e arquitetura. As imagens falam por si:

foto: saguão de entrada da Biblioteca Pública

Ainda assim, não é um lugar que deveria ser turístico, por sua funcionalidade principal ser silenciosa. Então ficamos meio envergonhados de atrapalhar quem está estudando, e os frequentadores sentem-se em um aquário. 

Cotação Asimovia: 3 sabres de luz
  • Diamond District
Ok, "distrito" é um tremendo exagero para uma região que tem, na verdade, uma quadra. Ainda assim são, sem exagero, centenas de lojas de jóias, desde a mais simples aliança até diamantes que o amigo leitor não conseguiria engolir para contrabandear (não estou nem entrando no mérito de como recuperar o diamante depois da fuga...). 
Por ficar tudo concentrado, quem tem algum interesse em ver pedras preciosas reais a venda deve dar uma passada sim.

Cotação Asimovia: 3 sabres de luz
  • Garment District
Também chamado de Fashion District, é uma concentração de lojas chiques entre as ruas 44 e 32 pela 7a avenida, amavelmente apelidada de Fashion Avenue. 
Bem...
Deve ter sido, em algum momento do passado.
Em todo esse trecho de 12 quadras não vimos nada de lojas chiques de roupa, para decepção de Luciana. Havia a duvidosa calçada da fama da moda, uma escultura de um cara importante do ramo, e um botão gigante com agulha. 
Bobo.

Cotação Asimovia: Estrela da Morte
  • Empire State
Posso falar? Não foi um bom passeio não. Longe disso, diga-se.
Muita fila para entrar (ok, não é exatamente culpa deles se muita gente quer entrar ao mesmo tempo), mas a ponto da fila ficar na rua por um bom tempo. A checagem de segurança não é excessiva, mas depois dela há um enorme corredor em forma de minhoca para comportar uma segunda fila, que no nosso caso não existia. Então, por que diabos não colocam a segurança mais a frente, de modo a se esperar em local climatizado ? Se é para evitar que alguém faça alguma besteira antes da segurança, por que ela fica no meio, então, permitindo que uma parte da fila fique dentro do prédio antes da checagem ?
Depois disso, tem o problema de existirem diversos tipos de passe, e o meu era apenas um deles. Um tal de Skyride estava ali, mas ninguém se deu ao trabalho de me oferecer. Nem sei o que é, na verdade. E o prédio tem dois decks de observação, um aberto no 86o andar e um fechado no 100o. Pois é...
Pegamos um interessante, devo admitir, áudio guide em português brasileiro, contato a história da construção do prédio e seu impacto na sociedade. Só que meu aparelho deu pau e precisei reiniciar. 
Subimos até o 80o andar direto (não havia como um elevador passar disso na época da construção), seguido de outro até o 86o. A vista é deslumbrante.

foto: norte de Manhattan

Fiquei ali mais de 1 hora. Luciana, a beira de congelar, fugiu para dentro do deck e me esperou com paciência indescritível. Confesso que estava frio: por volta de -2oC no chão, e o vento ali era considerável. Uma delícia de clima. O audioguide ajudava a localizar os principais pontos em cada uma das 6 vistas indicadas. Nisso, uma enorme infantilidade ao não citar o Rockfeller Center. 
Quando decidimos subir para o 100o andar... não podíamos. Nosso ingresso não permitia. Ninguém havia nos explicado isso, ninguém nos perguntou se tínhamos interesse em um upgrade e não havia como fazer o upgrade no 86o andar. Péssimo. 
Fiquei puto mesmo. Passei na loja com absoluta má vontade e recusei-me a gastar um centavo lá. Fui embora decepcionado. 
Um dia eu volto a NY e visito o One World Trade Center para finalmente passar do 100o andar de um prédio. 

Cotação Asimovia: 2 sabres de luz

  • Jantar
Fomos ao Empire Diner, restaurante que apareceu em filmes como Esqueceram de Mim 2, Manhathan e Men in Black 2. 
Meu steak estava primoroso, e o salmão de Luciana não ficou atrás. 

Cotação Asimovia: 4 sabres de luz

Nenhum comentário:

Postar um comentário