sábado, 5 de julho de 2014

Copa 58: Brasil 2 x 1 Colômbia

Amigo leitor, arrependo-me de ter atrasado este texto. Estavam vários amigos em casa, e depois da partida batemos papo e jogamos tabuleiro. Não me arrependo da decisão, mas certamente isso afetou o conteúdo texto a seguir.
Eu deveria exaltar a melhor partida da seleção até agora na Copa. Neymar apagado deu lugar a um time com variações de jogada, com meio campo, com criação. Os lançamentos diretos não deixaram de existir, mas não eram mais a única opção. Que bom ! Fred estava se movimentando muito e, embora não tenha tido nenhuma chance de gol, foi essencial na mudança de perfil de jogo. Hulk tornou a jogar bem. Outras boas notícias.
Infelizmente, ainda dependemos dos zagueiros para fazer os gols. Cada um fez o seu, sendo o segundo um golaço de falta. Isso é ruim. Mas vencemos. 
No entanto, a terrível entrada sofrida por Neymar é o assunto. Somente algumas horas depois veio a confirmação da contusão. É séria, é importante, é dolorida. Não coloca em risco seus movimentos, é relativamente fácil de curar e não deixará sequelas físicas. Apenas mentais: ele está fora da Copa, que deveria ser sua Copa. 
A entrada de Zuñiga foi de maldade ímpar, mesmo para os padrões às vezes violentos do futebol. Ele pode falar o que quiser, mas a imagem mostra claramente ele olhando para Neymar quando foi em sua direção. O joelho levantado também não deixa dúvidas. 
Na lei brasileira, isso é lesão corporal de natureza grave. Segue link na wikipedia.  O mesmo artigo menciona pena de detenção de 1 a 5 anos. Não peço mais do que isso. Na esfera futebolística, que seja banido do futebol. O esporte certamente estará melhor sem ele, e servirá de exemplo para outros.
Não prego ofensas ou agressões a ele. Não apoio as ofensas racista que, ouvi, lhe foram feitas. Merece virar um pária, se já não for um a esta altura. Mas também é um ser humano e deve ser tratado como tal, ainda que criminoso.
Para a semifinal, o clima da seleção será outro. Em vez de jogar para Neymar, jogará por Neymar. Um time com esse tipo de motivação pode superar obstáculos épicos. Não espero menos do que isso para 3a-feira.

3 comentários:

  1. Já vi vários jogos desse cidadão no campeonato italiano pelo Napoli, e embora ele seja um tanto grosseiro pra marcar, não me recordo de um lance que eu possa qualificar como maldoso. Talvez ele tenha apenas tentado cometer a típica falta de parar contra-ataque, talvez tenha sido "só um errinho de cálculo", mas quanto mais eu vejo o vídeo mais fica difícil de acreditar na inocência que ele alega. Sobre as ofensas, o mais grave foi ver ele postando uma foto da filha dele brincando na areia, e receber comentários dizendo que a garotinha de 3 anos merecia ser estuprada e coisas do tipo... povo é muito sem noção.

    Em tempo, bem legal esse texto dos 10 anos da sua "formatura". C-C-Combo breaker no futebol é necessário.

    ResponderExcluir
  2. Sinceramente? Pedir que o cara (que por sinal apanhou MAIS do que o Neymar) seja expulso do futebol é choro de torcedor, nada mais.

    Quer um culpado? Culpe o juiz, por ter sido banana. Só para começar, ele DEVIA ter expulso o Julio Cesar no lance do pênalti. Talvez se ele estivesse preocupado em coibir a violência, nada disso teria acontecido. Culpe a FIFA por essa papagaiada de "orientar os árbritros a segurarem os cartões nas fases eliminatórias em nome do espetáculo".

    Já vi lances bem piores nessa copa, que por pura sorte não tiveram resultado pior (alguns deles causados pelo time mais faltoso da copa) mas só vi comoção agora. E sabe o que me irrita? Não é só as coisas absurdas que estão falando para o cara (que obviamente virou A desculpa para um time que não convenceu e nem nunca jogou futebol de campeão poder perder) é saber que se isso tivesse sido com o Messi, esse mesmo povo que está clamando sangue estaria estourando fogos...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu não disse que "apenas ele" deveria ser banido do futebol. Eu escrevi um texto sobre ele e não sobre os demais. Há dezenas, centenas de outros casos similares que apenas não escrevi sobre. Quer um bastante peculiar e antigo? Marco Materazzi.
      Quanto ao árbitro, é outro que, sim, não deveria nunca mais entrar em um estádio de futebol. Completo imbecil.
      Expulsão do Julio ? Achei que era caso de cartão laranja: qualquer um dos cartões que fosse aplicado seria justo na opinião de uns e injusto na de outros. Pelo menos foi coerente com o restante da atuação dele.
      E quanto à FIFA, acho que todos nós sabemos há bastante tempo que eles não entendem nada de futebol.

      Excluir