quarta-feira, 30 de julho de 2014

Quando o rabo abana o cachorro

Causa debate a decisão do Metrô de São Paulo funcionar até 0h30 em dias de jogos noturnos na capital paulista. Não sem motivo. Pois vejamos. 
Não consigo afirmar com precisão, mas os jogos às 21h50 ou mesmo 22h em São Paulo não são exatamente novidade. Acho que podemos falar em 20 anos disso, apenas para arredondar as contas. Nesses 20 anos, todos os 4 grades clubes paulistas jogaram finais de Libertadores e Copa do Brasil pelo menos uma vez cada um. Cada final significa também os jogos decisivos nas fases anteriores. Ocorridas antes da inauguração do Itaquerão, essas decisões foram jogadas no Morumbi, Palestra Itália e Pacaembu. O primeiro é relativamente acessível pela estação Butantã da Linha 4, mas o último é claramente próximo à estação Clínicas da Linha 2, e o segundo é vizinho da estação Barra Funda na mesma Linha 3 que fica a estação Itaquera. Não é, de novo, novidade essa necessidade então.
Agora tivemos a Copa e com ela o Itaquerão foi construído. Sem entrar novamente no mérito de precisarmos ou não desse estádio e de quem o pagou/pagará, o fato é que o estádio está lá e vai ser usado pelo seu mandante. Daí acontece o primeiro jogo noturno, pela Copa do Brasil, que termina perto da meia noite, e torcedores dão de cara com as grades do metrô ao tentarem ir para casa. 
E só depois disso acontecer é que alguém pensa "puxa vida, será que não dava para estender o horário um pouco ?" E em 90 minutos de reunião com dois secretários estaduais, o presidente do Metrô e o representante de apenas um dos 4 grandes clubes paulistas, conclui-se o óbvio: vamos deixar o metrô aberto mais quinze minutinhos, tempo suficiente para milhares de pessoas chegarem o sistema e usá-lo. 
Fique claro aqui que considero a medida acertada. Mas questiono com firmeza como ela foi tomada. Aponto os erros:
- não era possível ter feito isso antes ?
- precisava deixar esses torcedores corinthianos na mão depois da partida contra o Bahia ?
- por que apenas o representante do Corinthians estava presente ?
- a quem interessa os jogos tão tarde ? (Sim, sabemos que é à Rede Globo)
- e shows e outros eventos, não entram nessa conta por que ? (não deveriam os foliões no sambódromo ter acesso ao metrô pela estação Tietê nos dias de desfiles ?)

O metrô funciona em horário especial durante o Reveillon e a Virada Cultural, apenas. São motivos válidos e não estou questionando. A quinta pergunta é porque diabos apenas esses eventos merecem atenção especial.
Mas acho pertinente cutucar a quarta pergunta. O óbvio é dizer que isso interessa à Rede Globo, que quer passar a novela às 21h, mesmo que ela ainda seja popularmente conhecida como "novela das 8". E sabemos que a Globo pode moldar o que bem quer neste país, tanto que obriga o futebol a começar em horário ridiculamente tarde, prejudicando os milhares de torcedores e centenas de milhares de telespectadores que poderiam e até preferiam o jogo às 21h ou mesmo 20h. 
Mas a Globo não quer passar a novela mais cedo, pois seu carro chefe precisa de liberdade de linguajar e temática, e isso só é possível às 21h. E por que esse horário? Para você leitor, não é o ponto. Mas a novela é transmitida para o país todo simultaneamente. E esse liberdade de linguajar e temática só é possível após as 19h. Ué.. e o que as 19h tem a ver com 21h? Por que não transmitir a novela à 20h, como era antigamente ?
Por causa do fuso horário... do Acre.




O mapa mostra o Acre e um canto do Amazonas em cor diferente, por ter outro fuso horário. São duas horas a menos que Brasília. Lá é GMT-5 enquanto aqui é GMT-3. 
É isso mesmo, amigo leitor. O Acre votou em 2010 por ficar no fuso horário GMT-5. O resultado alterou oficialmente o fuso horário deles. Não sei as razões, não quero criticar ou apoiar portanto.
Mas por causa desse referendo, o Acre ficou em GMT-5. A Globo tem um programa de TV que quer usar linguagem e temática pesada, mas não quer transmitir isso em dois horários, separando a rede como fazem os americanos (Costa Leste e Costa Oeste tem programas em horários adaptados), nem quer transmitir a novela depois dos jogos, que poderiam ser às 20h, com a novela às 22h sem a menor dificuldade técnica, prática ou comercial. E tem algum tipo de legislação que impede a veiculação da novela em horário mais cedo, pois é preciso proteger as crianças do Acre das maldades da teledramaturgia brasileira, como se passar a novela às 19h (horário local) fosse impedi-las de ver, enquanto às 18h seria mais fácil.
É isso mesmo, amigo leitor. O metrô de São Paulo ficará aberto até mais tarde em algumas quartas-feiras por causa do Acre
E quem disse que o Acre não existe ?




Um comentário:

  1. ? Sério? Taí algo que eu nunca ouvi falar sobre, muito menos considerado a hipótese... você tem a fonte (sobre a globo não mudar o horário por causa do Acre)?

    Muito interessante...

    ResponderExcluir