quarta-feira, 18 de abril de 2012

Como irritar um fã de automobilismo

Pode parecer um tiro no pé, mas juro que vou dar essas dicas.
Não tem um fã de automoboilismo, qual(is)quer que seja(m) a(s) categoria(s) que não tenha tido problemas com familiares, amigos, esposas, maridos, namorados ou namoradas por causa dessa paixão. O ser humano é altamente incapaz de entender aquilo que não gosta (ou seria de gostar daquilo que não entende ?). De não gostar para não respeitar é um passo tão curto que até se misturam as situações. Então vão aí umas dicas de como você pode enlouquecer um fã de automobilismo sem precisar de grande esforço intelectual.
  • Chame a corrida de autorama.
"- Ai querido, você vai mesmo ficar vendo esses carrinhos de autorama na televisão a manhã toda ? Que graça tem isso ?"
Tem TODA graça. Automobilismo é o resultado de um trabalho de dezenas ou centenas de pessoas para criar uma máquina dentro de regulamentos complicadíssimos mas que, no final, deve ser tudo controlado por um sujeito sozinho, com outros tantos iguais a ele tentando arrancar seu fígado durante a corrida. Nós admiramos esses caras e sua capacidade de regular os freios do carro em uma reta a 315km/h, trocando marchas e ainda olhando no retrovisor se algum engraçadinho vai tentar passá-lo.
  • Pergunte coisas óbvias
"- Quem tá ganhando ?"
Caramba, a gente tá fazendo contas para saber quantas voltas dura esta janela de combustível, para saber se nosso piloto/equipe preferido está em boa situação na corrida, enquanto acompanha os tempos volta a volta de 3 competidores a frente e 8 atrás e vem alguém perguntar uma coisa que está na porcaria da tela ! Ah, isso irrita sim.
  • Pergunte quanto tempo falta
"- Tá acabando? Falta muito?"
O automobilismo, felizmente, não concorre com a audiência da novela. Ufa. Mas isso não impede nossas esposas, mães ou irmãzinhas de querer ver outra coisa na tv às 9h40 de um domingo. Especialmente se gostamos muito de corridas, há grandes chances de alguém usar isso contra nós numa barganha sórdida e covarde do tipo "então você vai me deixar ver Friends e Barrados no Baile a semana toda". Desesperados pelo silêncio, nós concordamos e depois temos que pagar o preço.
  • Pergunte como foi a corrida até agora
"- Nossa, mas o [piloto] não tava indo super bem ?"
Acompanhada de uma diabólica expressão facial de falso interesse, essa pergunta nos tira a atenção e nos faz resumir a corrida toda para a pessoa que perguntou. E ela faz de propósito, pois não está registrando um único byte de informação:  ela só quer nos desconcentrar e fica feliz da vida quando perdemos a ultrapassagem mais bonita da corrida durante a resposta.
  • Pergunte pelo Senna
"E o Senna ?"
Não importa se o cara morreu há 18 anos, tem gente que ainda acha (ou finge que acha) que ele corre. E faz questão de perguntar para encher nosso saco.
  • Pergunte algo técnico e não ouça a resposta
"Mas querido, a asa móvel aberta não aumenta a instabilidade do carro no momento da freada em uma curva de alta ?"
Isso parece uma pergunta séria, mas não é. O problema é que parece séria. Daí, começamos a nos desbobrar em explicações de como a asa móvel se fecha ainda na reta e não chega a perturbar o perfil aerodinâmico do carro, recuperando a pressão nomomento crítico da tangência... E ao olharmos para o lado no meio da explicação, a pessoa que perguntou está folheando a Veja.
Grrrrrrr.
  • Inicie uma conversa sobre qualquer outro assunto.
"A gente vai almoçar em casa ou fora hoje ? O que você quer de refrigerante ? Acabou o queijo ralado. Você não pode ir comprar um pacote ?"
A droga da corrida tem míseras duas horas a cada duas semanas, mas é o exato momento para perguntar algo que não faz a menor diferença (nem mesmo depois). Pedir para parar "só um pouquinho" então é lindo. Para as mulheres que quiserem atingir o Estado da Arte em atrapalhar corridas, iniciem um DR na volta de apresentação.

Acho que consegui transmitir o espírito da coisa. Acaso tenha alguma pessoa de bom coração lendo isso, entenda como não fazer para incomodar o fã, ok ?
Nossas úlceras agradecem.

6 comentários:

  1. Norson, a pergunta "e o Senna?" refere-se OBVIAMENTE ao Bruno, sujeito de extrema relevância no circuito de F-1 dos nossos dias. E olha que eu detesto F-1.

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    1. Olá !
      Primeiramente, seja benvindo a este espaço.
      Segundamente, confesso que o texto está um pouco envelhecido da ideia original, criado por volta de 2002. Ainda assim, ao se referir ao Bruno que é um cara, para fins de campeonato, totalmente irrelevante, passa apenas a ser outro tipo de tormento.

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    2. Em assunto não-relacionado, creio que você gostará desta sugestão de imagem de fundo para seu blog:

      http://www.publicfirstclass.com.br/wp-content/uploads/2011/06/Senna_01.jpg

      1.600 por 995 pixels! Adorável!

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  2. Acho que já ouvi todas as perguntas, junto com o comentário "você é louco de acordar no meio da madrugada só para ver um bando de caras burros demais para entenderem o que acontece com alguém que bate num muro a 300km/h"...

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  3. Ah, alemão sapateiro.
    Esse cara fez miséria, ainda mais por demolir os recordes do Senna e, com isso, irritar as chamadas "viúvas do Senna".

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