segunda-feira, 23 de abril de 2012

Cosmologia e Ciência parte 2: Características do Universo

Na postagem anterior, falei coisas complicadas como hiperesfera, espaço em três dimensões sem bordas e coisas assim. Não sei se todos que leram entenderam, mas peço que a descrição dada seja aceita para darmos seguimento a essa interessante análise. Nesta parte, veremos de modo mais simples as propriedades dimensionais do universo.
Na verdade, trata-se de algo simples de entender. As dimensões estão interligadas, de modo que não se pode alterar uma sem alterar as demais. Pensemos nas duas caracterísitcas principais de um círuclo: raio e circunferência. Todo mundo sabe da famosa relação circunferência = 2 x pi x raio. Todo mundo sabe isso.
Se apertarmos o raio, a circunferência diminui. Se quisermos aumentar a circunferência, o raio também precisa aumentar. A área do círculo, conhecida como pi x raio x raio também é afetada de modo similar. Óbvio, não ? Naturalmente, o mesmo vale para esferas e hiperesferas.
É mais fácil com um exemplo cotidiano e acho que nenhum supera o guarda-chuva. Ao se abrir um guarda chuva, as hastes presas ao cabo empurram as hastes com o pano até seu limite. O raio vai aumentando e com isso a área coberta aumenta junto. A mesma ideia, no sentido oposto, ocorre quando fechamos o guarda chuva.
"Mas o pano não se compacta, apenas se dobra", pode pensar o leitor. De fato, pois trata-se de um objeto tri-dimensional no qual estamos analisando um feito bi-dimensional. É apenas uma visualização para entendermos o que vem a seguir.
Outro exemplo bacana é a bexiga de festa. Se colocamos mais ar, o raio aumenta e ela cresce como um todo. Não de modo regular, mas toda ela crescer.
Até aqui tudo bem ?
Daí decorre que todas as dimensões estão interligadas. E em um espaço quadri-dimensional como o nosso, uma compactação ou expansão do hiperraio produz efeito análogo no espaço da hiperesfera.
É neste ponto em que eu queria chegar no texto de hoje: já hávia sido dito que o universo tem quatro dimensões espaciais, e agora observa-se que as dimensões espaciais estão interligadas.

Nenhum comentário:

Postar um comentário