quinta-feira, 26 de abril de 2012

Cosmologia e Ciência parte 5: Deus está morto

Admita, caro leitor: é um título chamativo, não ? Ainda mais parafraseando Nietzsche.
Desde já admito que a afirmação é exagerada, mas não totalmente fora de propósito. E isso nada tem a ver com minhas (des)crenças pessoais.
O ponto central é o fato de não existir dimensão tempo no Big Bang. A ausência dela faz desmoronar as cadeias de eventos e, por conseguinte, o conceito de causa e efeito. Um evento não pode ser causa nem consequência de outro se não existe tempo.
E daí ?
E daí que sem causa, o universo não tem um criador nem sequer uma criação. São conceitos íntimamente ligados à passagem de eventos em cadeia. Deus não criou o universo pois não houve criação.
Não se trata de uma questão filosófica per se. Isto não é um folhetim do movimento ateu. É apenas a consequência inexorável de uma enorme cadeia de descobertas científicas. Só isso.
O leitor de formação mais religiosa pode, caso seja um sujeito maduro e paciente, perguntar coisas ligadas a essa afirmação sem precisar perder as estribeiras. Vamos às principais e mais naturais:
P. Você está afirmando que deus não existe ?
R. Não. Esse tema está fora do escopo desta série de artigos. Pessoalmente, entendo que o conceito de deus não faz o menor sentido, mas isso é uma percepção pessoal que envolve diversos outros aspectos do mundo.
P. Quem criou a vida ? Quem criou o homem ?
R. Outras questões bastante interessantes, mas novamente fora do escopo deste estudo. É possível que deus ou deuses existam, que tenha criado a vida e o homem e que até realmente se importe com o que você faz com 10% do seu salário todo mês. Mas não tratei desse assunto aqui.
P. Está tudo errado! Deus estava lá para criar o tempo. É por isso que aconteceu o tal Big Bang, entendeu ?
R. Essa é a interpretação bíblica do Big Bang que coloca a matéria, e não o espaço-tempo, em um único ponto na prigem de tudo. Se assim fosse, o espaço-tempo existiria independentemente da matéria e poderia sim haver uma entidade externa a essa matéria, mas coexistente no mesmo espaço capaz de fazer isso. Mas não é assim que as coisas aconteceram: já se descobriu que essa interpretação simplista do Big Bang é equivocada. Por favor, releia.
P. Quem você acha que é para dizer que o deus fez\ ou deixou de fazer ?
R. Ninguém. Estou apenas compartilhando com os leitores as descobertas feita, nenhuma das quais de minha autoria. Você é livre para dizer que isso tudo é besteira, que o homem não é descendente do macaco e que a Terra é plana e o Sol gira em torno dela.
Com isso encerro esta saga. Espero ter trazido algum tipo de iluminação para os leitores. E espero que vocês tenha se divertido lendo tanto quanto eu me diverti escrevendo.

Um comentário:

  1. Bom, admito que é uma conclusão lógica em se considerando tudo o que se sabe hoje e as teorias mais recentes sobre o Big Bang.

    Mas se você pensar dessa forma, no fundo você pode concluir que o tempo simplesmente não existe. Ou se você preferir, que o tempo é um conceito que existe apenas dentro da nossa cabeça porque somos hoje limitados demais para entender as coisas de outra forma.

    Eu li uma vez que considerando o universo conforme as teorias mais recentes que, mesmo considerando o seu "efeito pacman", se você viajasse mais rápido do que a luz por milhões de anos, mesmo assim, olhando-se do todo,você não teria se deslocado o suficiente para que fosse considerado relevante.

    Penso no tempo da mesma forma, com um porém: eu tendo a acreditar no tempo como um círculo perfeito. Círculos não tem começo nem fim e não importa para qual lado você viaje, no fundo você não se desloca.

    Um dia eu discuto com você como esse meu entendimento se encaixa na minha visão do todo como uma grande cebola...

    ResponderExcluir