terça-feira, 24 de julho de 2012

A FIA errou

Vetel foi punido ao final do GP alemão por ter ultrapassado Button por fora da pista. Segue a foto do momento:

Vetel está a esquerda, do lado de fora da zebra, na parte pintada do asfalto. Button está a direita, com a roda dianteira esquerda na faixa branca e tocando a zebra. Desde o começo desde ano, ficou determinado que o piloto deve deixar o espaço de um carro para o adversário, independente de qual lado esteja defendendo. Essa normal surgiu depois de Schumacher espremer Barrichello na Hungria e Hamilton espremer Kobayashi na Bélgica.
Button "jogou Vetel para fora da pista". A imagem é clara.. Coloquei entre aspas porque Button é o piloto mais limpo, honesto, camarada e boa praça que vi em meus 32 anos de fã de automobilismo. Certamente não fez isso para prejudicar o adversário, mas sim porque o carro escapa na saída da curva. Vetel foi para fora para não bater e eis que tinha asfalto ali. Acelerou, passou, fim. Se alguém tinha que ser punido, e também seria exagero, seria Button por não deixar o espaço par o adversário.
Não acho que isso vá mudar o campeonato, Alonso vai faturar 2012. Mas é bastante triste ver os comissários estragando a categoria. É burrice aguda.
E com isso vou me aproximando mais e mais da NASCAR.

Um comentário:

  1. Concordo com a sua análise, mas cá entre nós: o Vettel sabia que tinha passado por fora da pista. Com o carro que ele estava, ele podia ter dado a posição de volta para o Button que ia conseguir retomá-la em seguida. E mesmo se não conseguisse, um terceiro é melhor do que um quinto.

    Sei que deve ser difícil pedir para o cara pensar nisso a 300 km/h, mas também não dá para isentar totalmente um cara que é muito bem pago para fazer nisso...

    E num assunto associado, estou percebendo que gosto mais de rally do que de corrida em autódromo.

    ResponderExcluir