segunda-feira, 16 de julho de 2012

Semana de Exame

Esta semana, tenho exame de faixa na academia. Sábado, sessão coruja (18h) tento buscar meu 3o twan (dwen ?). Não falei disso até agora por uma política similar ao de não falar do trabalho: vai que a pessoa errada lê um pedaço fora de contexto e comente com outra pessoa errada que entendem mais do que foi falado e ainda menos do que foi escrito... Bem, já viram o tamanho que a coisa pode ficar.
Naturalmente, estou ansioso com o teste. As graduaçoes para faixas preta lisa e dwen (twans ?) podem, e costumam ter, surpresas. Nada mais justo: somos graduados, conhecemos o assunto, treinamos há anos ou até décadas. É natural que o Mestre nos cobre algo além da simples e óbvia, embora jamais monótona, reprodução de formas. Nunca se tem certeza de estar totalmente preparado tecnica e fisicamente, até porque é da natureza do Kung Fu a constante busca por performace. Temos uma doentia mania de buscar uma perfeição que, por definição, não existe e sabemos disso.
Depois virá a espera pelo resultado. Nada que eu possa reclamar: hoje ele sai em poucos dias, ou até no dia seguinte. Em 2004, por ocasião da minha graduação para faixa preta, foram 40 dias de espera: fiz exame dia 4 de julho e recebi o resultado dia 14 de agosto.
Não comentarei o que espero do exame, nem o que temo dele. Ah, sim, temos medo sim. É o que mantém os humanos vivos. Mas o que me cabe é concentrar e estar alerta, firme e explosivo no sábado próximo.
E que essa porra de resfriado vá embora antes disso.

2 comentários:

  1. Bom, acho que a metodologia de efetuar exames e entregar premiações é válida, serve de motivação e tal, mas eu pessoalmente prefiro o método que tem no meu antigo dojo de kendo: um belo dia o sensei chega para o treino, olha para você e diz "Parabéns, a partir de hoje você é shodan". A teoria é que o sensei sabe o que olhar, e sabe dizer se você é o que se espera daquela graduação.

    Parece bem subjetivo, eu sei, mas é como eu digo: se você não confia no seu sensei, não existe motivo para você estar treinando naquele dojo especificamente.

    ResponderExcluir
  2. De qualquer forma, bom exame. Não vou te desejar sorte porque pessoas competentes não precisam disso. ;)

    ResponderExcluir