quinta-feira, 12 de julho de 2012

Censura alemã

A revista alemã Titanic fez uma capa considerda ofensiva pelos pobres coitadinhos mimimis católicos. No caso, é uma referência ao vazamento de informações promovido pelo mordomo do papa, o chamado caso Vatileaks.
Pessoalmente, pouco me interessa se o sujeito vendia horários na agenda do papa ou divulgou documentos sigilosos. Na minha visão de mundo, o planeta e a sociedade nele constituída já é muito pouco afetada pelo que o papa faz, deixa de fazer, diz ou deixa de dizer. A pessoas já não levam mais a Igreja a sério, felizmente.
Mas a censura é sim algo preocupante, não tanto pelo conteúdo mas pelo conceito em si. E é isso que me irrita. Um tribunal em Hamburgo mandou a revista sair de circulação por causa da capa. Para piorar, soube da matéria na seção "Internacional" do portal UOL, que não teve a coragem de publicar a tal capa na matéria.
Então segee aqui, até para registro histórico.


A capa diz: "Aleluia no Vaticano – encontrado o local do vazamento!". Na contra capa, o texto é "Mais um local de vazamento!". Se eles prentendiam com isso desaparecer com a imagem, falharam. Não levei 15s para achar no google. Ou seja: vazou.

Um comentário:

  1. Como eu disse outro dia, liberdade de expressão é é poder dizer qualquer coisa, é dizro que quiser ao mesmo tempo que assume a responsabilidade pelo que diz.

    Não vou entrar aqui no mérito de se o vazamento de informações sigilosas é algo bom ou ruim, apenas vou dizer que dentre todas as pessoas que eu conheço, eu incluso, apenas uma delas não ficaria ofendida se a pessoa na capa fosse ela ao invés do Papa.

    E eu não tenho tanta certeza assim sobre a pessoa...

    ResponderExcluir